Postado por rodrigo em 26/maio/2014 - Sem Comentários
Diretores, autoridades, colaboradores e amigos participaram da inauguração da sede administrativa e do CCO (Centro de Controle de Operações) da concessionária Águas de Matão na última sexta-feira, dia 23. A inauguração conclui positivamente o encerramento do período de transição para a gestão plena do sistema de água e esgoto da cidade de Matão.
A cerimônia foi iniciada pelo diretor presidente da Águas de Matão, Jorge Amin, que saudou os convidados e falou um pouco sobre as realizações da concessionária nos três meses de transição. Amin fez um agradecimento especial aos colaboradores e a todas as pessoas que colaboraram direta ou indiretamente para a inauguração da sede e do CCO.
Antes de encerrar seu discurso, o diretor presidente anunciou que Matão será a quinta cidade brasileira com 100% de água e esgoto tratados. Para isso, a meta da concessionária é construir até o final deste ano a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Lourenço do Turvo. A meta antecipa os prazos contratuais com o município, que preveem até dois anos para conclusão da obra.
Logo em seguida, o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Navarro, elogiou as atividades já realizadas pela concessionária em tão pouco tempo e a agilidade com que a equipe operacional atende as solicitações dos clientes. Da mesma forma, o prefeito Chico Dumont lembrou do processo de concessão, bem como das razões que o levaram a abrir licitação para o sistema de água, e falou sobre a satisfação de ver os avanços que a Águas de Matão já propiciou ao município.
Antes do descerramento da placa de inauguração, os convidados participaram de uma benção ecumênica com o padre Jorge Nahra e o pastor Valter Ferreira dos Santos. Após o descerramento, o diretor executivo Josélio Raymundo mostrou o funcionamento do CCO e apresentou as instalações da sede aos convidados.
Serviço: A sede administrativa da Águas de Matão está localizada na avenida Baldan, 229, Residencial Olívio Benassi, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Mais informações pelo fone 3383-1990.
Postado por rodrigo em 09/maio/2014 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão começou a instalar esta semana Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) em diversos pontos da cidade a fim de intensificar o controle da qualidade da água que chega à casa do matonense. As primeiras unidades foram instaladas no Distrito Industrial Adolfo Baldan e em frente à Escola Adelino Bordignon.
De acordo com informações do Gestor de Tratamento da Águas de Matão, Paulo Guerreiro, os pontos estão sendo definidos a partir de locais com maior concentração de pessoas. Dessa forma, é possível também apurar uma amostra real de consumo.
Os PCQs são sempre instalados em pontas de rede, assim a análise também investiga se a água tem a mesma qualidade nas duas extremidades. Depois de coletadas, as amostras são encaminhadas para o Laboratório de Controle de Qualidade da Água, onde passam por testes físico-químicos e microbiológicos.
“Fazemos uma comparação entre a água que sai do reservatório e a que chega no PCQ. Assim, podemos avaliar a qualidade com mais precisão”, explica o gestor. A meta é instalar aproximadamente 100 unidades, abrangendo toda as regiões da cidade, até o 2º semestre. As próximas unidades serão instaladas na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (Escola do Caju), na Vila Cardim, e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Portal Terra da Saudade.
Aegea no COMAM – A cidade de Franca sediou esta semana a VI Edição do COMAM (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana) que reuniu painéis de discussões sobre Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Finanças Públicas, Turismo, Tribunal de Contas, Agronegócios, Fundo Social de Solidariedade, Educação e Habitação.
A Aegea, holding de saneamento básico a qual pertence a Águas de Matão, participou do evento com a apresentação em dois importantes painéis: Saúde e Meio Ambiente com foco no saneamento básico e também com um estande institucional.
Informações como os impactos e gastos públicos por afastamento do trabalho causado por diarreia ou vômito – doenças de veiculação hídrica -, a valorização de até 14% dos imóveis com acesso a saneamento básico e os benefícios da universalização de água e esgoto, são algumas das informações dos painéis de discussões, apresentados pelo diretor da Aegea e da Águas de Matão, Jorge Carlos Amin.
“Compartilhar informações e debater as oportunidades de atuação do setor privado no saneamento básico em um congresso tão importante como o COMAM é, sem dúvida, uma grande satisfação para nós que acreditamos que água e esgoto tratados são fundamentais para a saúde da população, para a preservação dos recursos naturais e o meio ambiente e para o desenvolvimento do país, destaca Amin.
Postado por rodrigo em 07/maio/2014 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão já iniciou o processo de automação das unidades operacionais do sistema de abastecimento de água da cidade. O objetivo é acompanhar em tempo real o funcionamento das unidades e garantir agilidade na resolução de eventuais falhas.
As três primeiras unidades automatizadas estão situadas nas regiões da Vila Cardim, São Judas e Jardim Brasil. O processo de automação foi iniciado em março e, de acordo com planejamento interno da concessionária, a meta é automatizar todas as unidades até o encerramento do primeiro ano de concessão.
De acordo com informações do gestor de Operações da Águas de Matão, Stênio Cangussu, as três primeiras unidades automatizadas foram definidas de acordo com a capacidade de abastecimento, ou seja, são responsáveis pela maior parcela de habitantes da cidade. As próximas unidades a serem automatizadas estão situadas nas regiões da Vila Pereira e Nova Matão.