Postado por tag3 em 23/jul/2014 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão lança o Programa Afluentes neste mês de julho com encontros já agendados com moradores dos bairros São José e BNH. O Afluentes é adotado em todas as unidades da Aegea com o objetivo principal de aproximar concessionária e comunidade, aprimorando, dessa forma, os serviços prestados aos moradores da cidade.
O Afluentes (Programa de Integração entre Lideranças Comunitárias e Águas de Matão) estabelece um canal direto de comunicação. É um espaço para conhecer melhor as necessidades dos bairros, bem como uma oportunidade para a concessionária ouvir opiniões e sugestões dos moradores sobre os serviços prestados na área de saneamento básico.
O programa é coordenado pela área de Projetos Socioambientais e se alinha às metas da concessionária de eficiência e qualidade na prestação de serviços. Por meio do contato direto com a concessionária, o representante de bairro pode facilitar a solução dos problemas de sua comunidade com maior rapidez e eficiência.
“Essa é uma das marcas da Aegea e se constitui como um grande diferencial em todas as cidades que o grupo atua. As empresas que fazem parte do grupo se preocupam em interagir, conhecer e auxiliar a comunidade onde estão inseridas. A população de Matão também recebe a partir de agora mais esse benefício”, afirma o gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, Paulo Guerreiro.
As primeiras reuniões do programa, que começa esta semana, serão realizadas na avenida Baldan, no Residencial Olívio Benassi, para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer a sede administrativa da concessionária, o funcionamento do CCO (Centro de Controle de Operações) e demais áreas que compõem a rotina diária da empresa. As demais reuniões passam a ser intercaladas entre a sede e a comunidade.
Postado por tag3 em 23/jul/2014 - Sem Comentários
As novas ligações de água da cidade serão padronizadas e vão incluir, a partir deste mês, o hidrômetro. A mudança está prevista no Regulamento dos Serviços de Água e Esgoto da cidade e visa principalmente padronizar as ligações e garantir a eficiência dos hidrômetros, que passam a ser fornecidos pela concessionária Águas de Matão e incluídos no custo das novas ligações, assim como já ocorre em ligações de energia elétrica e de gás.
O gerente Marcos de Araújo explica que, embora a concessionária forneça um produto tecnologicamente superior, o preço final para o cliente será o mesmo praticado anteriormente pelo mercado local. Esse valor será custeado pelos clientes apenas no caso de novas ligações. Em relação à substituição dos atuais hidrômetros, seja por tempo de uso ou qualquer outro problema que comprometa seu funcionamento, o custo será de responsabilidade da concessionária.
O Regulamento dos Serviços prevê que a responsabilidade da Águas de Matão pela instalação e manutenção das ligações de água vai da rede de distribuição até os hidrômetros. O artigo 57, por exemplo, estabelece que “os hidrômetros são bens públicos e serão instalados e mantidos em bom estado de conservação e funcionamento, sendo sua manutenção e substituição responsabilidade da concessionária”.
“Essa medida foi tomada porque não temos como dar garantia de um produto que não adquirimos. Por exemplo, se um hidrômetro apresentar falha técnica só poderemos acionar o fabricante se a compra tiver sido feita pela nossa empresa. É importante ressaltar também que os equipamentos adquiridos pela concessionária, além de apresentar o selo do Inmetro, passam por testes de qualidade”, explica o gerente.
Para cumprir de forma integral o Regulamento, a concessionária procurou os lojistas locais no decorrer da primeira quinzena deste mês para apresentar as novas regras. Entre as partes, ficou acordado que a Águas de Matão vai comprar os hidrômetros dos lojistas que eventualmente ainda tenham o equipamento em estoque e que os estabelecimentos vão continuar comercializando as caixas de proteção.
Postado por tag3 em 23/jul/2014 - Sem Comentários
Próximo a concluir o primeiro semestre de atuação na cidade, a Águas de Matão contabiliza uma série de obras e melhorias realizadas no sistema de água e esgoto. Foram mais de 3 mil metros de redes de água e esgoto implantadas e 925 metros de substituições. Na área comercial, foram realizados 13,5 mil atendimentos, entre 1º de fevereiro e 30 de junho.
Nesse período também foram inauguradas a Loja de Atendimento ao Cliente, a sede administrativa e o Centro de Controle de Operações (CCO) da concessionária, trazendo tecnologia de ponta e qualidade à cidade. Além da implantação de novas redes, a Área Operacional também cumpriu uma meta arrojada ao conseguir automatizar 13 unidades, garantindo assim agilidade e segurança ao sistema de Matão. Dessa forma, já é possível acompanhar em tempo real do CCO o funcionamento dos Reservatórios São Judas, Cardim, Brasil, Santa Marta, Portal Terra da Saudade, Guarani, BNH, Monte Carlo, Nova Cidade, Paraíso, Esperança, Vila Pereira e Nova Matão.
Outra realização importante na área foi o início do processo de contingenciamento que visa, entre outros objetivos, garantir reparos no sistema com um menor risco de comprometimento do abastecimento de água. Esse processo já começou nos Reservatórios Nova Matão, Cardim e Portal Terra da Saudade.
Quinze dos 16 reservatórios existentes em Matão também passaram por revitalização, recebendo melhorias como pintura, identificação com as cores da empresa, limpeza e capinação dos pátios, retirada de entulho e reparo estrutural. Na unidade Nova Matão, por exemplo, a melhoria propiciou um ganho de 360 mil litros em volume de reserva. Além dos reparos estruturais, o reservatório passou por substituição de equipamentos, cabos elétricos e de tensão.
Na área comercial, os atendimentos realizados pela equipe da Águas de Matão somaram 13.712, entre solicitações feitas pessoalmente, pelo site ou telefone 0800 da concessionária. Dos atendimentos realizados na Loja, de um total de 10.508, 4.351 foram solicitações de segunda via da conta de água; 2.494 solicitações de serviços e 2.025 revisões de conta.
Pela Agência Virtual, o maior número de solicitações também foi referente a segunda via, com 934 pedidos; seguido de 187 pedidos de autorização para pagamento bancário e 187 de acesso ao link do chat. No telefone 0800 721 6464, os registros incluem 1.140 solicitações de serviços, 462 de informações e 351 pedidos de 2ª via.