Postado por adriana em 30/out/2015 - Sem Comentários
Três estudantes da cidade de Matão (SP) vão participar da VII Jornada de Foguetes, organizada pela Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Para participar da competição, os adolescentes contam com apoio do Instituto Equipav, que pertence ao mesmo grupo da concessionária Águas de Matão.
Sob orientação do professor de física Fernando Prado Marques Luiz, os alunos Leonardo Manzi de Souza, do 3º ano do Ensino Médio, Vitor Cesar Polo e Murilo Batista do Carmo, ambos do 2º ano, desenvolveram o projeto de um foguete e de uma base de lançamento, confeccionados com garrafas plásticas. O combustível para lançar o foguete é feito da mistura de ácido acético (vinagre) e bicarbonato de sódio. A reação química entre as substâncias faz com que o protótipo atinja grandes distâncias.
O trabalho rendeu um bom desempenho na Mobfog. Nessa mostra, os estudantes lançam, o mais longe possível, os foguetes que desenvolveram. A distância é medida entre o ponto de saída e parada do objeto. Os estudantes matonenses conquistaram a medalha de bronze e, assim, a equipe foi selecionada para apresentar o projeto também na Jornada de Foguetes.
“O Instituto Equipav acredita no potencial dos adolescentes e tem muito orgulho em apoiar iniciativas como essa, que estimulam a educação, o aprendizado e a descoberta. É por isso que mais uma vez estamos incentivando ações em Matão”, destaca a gestora de investimentos sociais do IE, Patricia Mezenes. A Jornada de Foguetes é realizada desde 2009 e tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) – órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
Postado por adriana em 30/out/2015 - Sem Comentários
Já estão abertas as inscrições para os projetos esportivos educacionais interessados em receber patrocínio do Instituto Equipav, pertencente ao mesmo grupo da concessionária Águas de Matão. O edital “Instituto Equipav Quer Incentivar: o esporte educacional” foi lançado em parceria com o portal Quero Incentivar, no início deste mês, e também está disponível no site do IE.
As inscrições devem ser feitas no próprio site do Quero Incentivar (www.queroincentivar.com.br) até o dia 30 de novembro. Para serem avaliados, os projetos precisam atender a critérios previstos no regulamento. Por exemplo, é necessário que as iniciativas tenham um objetivo em comum: estimular a prática esportiva em crianças e adolescentes como forma de desenvolver novos cidadãos, oferecendo oportunidades de educação e desenvolvimento. Os projetos precisam estar aprovados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/06) e ter execução prevista para o ano de 2016 em pelo menos um dos Estados onde o IE atua: Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
De acordo com o site Quero Incentivar, os produtores culturais deverão comprovar o histórico e a capacidade técnico-operativa dos projetos. As propostas que estejam ligadas a uma ou mais metas estipuladas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também serão priorizados. Todas as metas estão detalhadas no site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (www.pnud.org.br/ODS.aspx).
“Essa é uma novidade dentro do regulamento. A inclusão desse item é uma forma de promoção e motivação para que a sociedade civil, representada nesse momento pelas ONGs proponentes, esteja alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os incorporem em sua gestão. Assim, compartilhamos a responsabilidade que todos nós temos no alcance dessas metas”, afirma Patricia Menezes, gestora de investimentos sociais do Instituto Equipav.
Após o período de inscrição, os projetos serão avaliados por profissionais do portal Quero Incentivar e pelo conselho do Instituto Equipav. O anúncio do projeto selecionado para recebimento do incentivo será feito no dia 11 de dezembro.
Como se inscrever _ As inscrições são realizadas exclusivamente no site Quero Incentivar. Primeiramente, é necessário cadastrar gratuitamente o projeto, preenchendo um formulário eletrônico contendo informações sobre o proponente, o escopo do projeto, prazos e materiais complementares como a publicação do mesmo no Diário Oficial da União, currículo dos realizadores e outros materiais. Após o cadastro completo, o responsável estará apto a se inscrever na página do edital.
Postado por adriana em 26/out/2015 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão informa que realizará nesta segunda-feira, dia 26, a partir das 21 horas, serviço para conter um vazamento no Reservatório Nova Matão, responsável pelo abastecimento de água das regiões do Centro e parte do bairro Nova Matão. A previsão é de que o serviço seja realizado em até uma hora, período em que o abastecimento será interrompido, voltando ao normal por volta das 22 horas. A Águas de Matão está à disposição de seus clientes por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464.
Postado por adriana em 23/out/2015 - Sem Comentários
A queda no fornecimento de energia elétrica, registrada logo após a chuva que caiu sobre a cidade na noite desta quinta-feira, dia 22, interrompeu o funcionamento dos poços de cinco reservatórios e comprometeu o abastecimento de água nos bairros situados nas regiões da Vila Pereira, São Judas, Benassi, Nova Cidade e Jardim Brasil. Em alguns casos, a CPFL conseguiu restabelecer a energia ainda durante a noite de ontem e os reservatórios voltaram a funcionar ao longo desta sexta-feira, dia 23. Em outros casos, como na Vila Pereira e Benassi, a Águas de Matão aguarda o restabelecimento integral da energia elétrica. A concessionária está à disposição de seus clientes por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464.
Postado por adriana em 23/out/2015 - Sem Comentários
A Águas de Matão participou nesta quarta-feira, dia 21, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus local do Instituto Federal São Paulo. O gerente comercial Marcos Araújo abordou, em sua palestra aos alunos, números do saneamento básico no Brasil e a tecnologia que passou a ser utilizada na cidade após o início dos trabalhos da concessionária.
O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado no mês de outubro, com a colaboração de várias entidades do país a fim de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população.
“Sabemos da importância da água para a nossa vida, mas nem todo mundo tem conhecimento de todo o processo necessário para que essa água chegue até a nossa casa. O trabalho desenvolvido em Matão pela concessionária é muito interessante, por isso optamos por convidar os representantes da concessionária para a palestra”, contou o engenheiro químico e professor, Fernando Cesar Gazola, membro da Comissão Organizadora.
Entre as informações que levou para os alunos o gerente da Águas de Matão revelou que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a banheiro, ou seja, 15% de toda a população mundial. O Brasil é um dos países com índice mais alto de pessoas sem acesso a banheiro. São mais de 7 milhões de brasileiros.
Em relação à tecnologia utilizada em Matão, Araújo falou sobre leitura e impressão instantânea das contas de água; monitoramento online dos leituristas e o analisador WaterMind, aparelho que audita permanentemente os hidrômetros, entre outros diferenciais. Ele também mostrou aos alunos, em tempo real, o trabalho realizado no CCO (Centro de Controle de Operações) da concessionária.
Antes, o gestor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, apresentou alguns dados sobre a Aegea, holding da concessionária Águas de Matão. Atualmente o grupo está presente em 41 municípios, distribuídos em oito Estados brasileiros, com 3,3 milhões de pessoas atendidas.
Postado por adriana em 23/out/2015 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão realiza durante a manhã desta sexta-feira, dia 23, serviço operacional de melhoria no poço do Reservatório Jardim Brasil para prevenir eventuais casos de falta de água na região. Os trabalhos começam às 7h30 e a previsão é que sejam concluídos em três horas, não existe previsão de faltar água, durante o período, o abastecimento no reservatório será mantido com caminhões pipa, pelo Reservatório Jardim Brasil, que inclui os bairros São José, Aliança, Itália, Troli, Bussola, Jandira e Santa Marta. A concessionária está à disposição de seus clientes pela Central de Atendimento 0800 721 6464.
Postado por adriana em 16/out/2015 - Sem Comentários
Parte dos desenhos que concorreram ao concurso do programa de educação ambiental Saúde Nota 10 virou exposição no Espaço Cultural de um restaurante da cidade, a partir de uma parceria entre a área de Projetos Socioambientais da concessionária Águas de Matão e a Casa da Cultura Prefeito Armando Bambozzi, e poderá ser apreciada até o dia 31 deste mês. A exposição também é uma homenagem ao Dia das Crianças, comemorado na última segunda-feira.
A partir do tema “Agua Potável e esgoto tratado: saúde e qualidade de vida”, alunos do 1º a 4º ano do Ensino Fundamental acompanharam uma palestra educativa e traduziram em arte o conteúdo apreendido. Os desenhos em exposição são de autoria de alunos das escolas municipais Antonio Carlos Manzini e Adelino Bordignon.
“A capacidade de compreensão, a delicadeza dos traços e o talento dos alunos nos surpreenderam muito. Por isso, além de premiar os melhores, queríamos também presentear de alguma forma todo esse talento que encontramos entre os alunos do Ensino Fundamental. Assim nasceu a ideia da exposição e a partir dela procuramos a Marcia, da Casa da Cultura, que acolheu a proposta com muito carinho”, conta o gestor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro.
Depois do restaurante, a exposição seguirá para as instalações da Câmara Municipal, onde permanecerá durante o período de 3 a 30 de novembro. Na semana passada o concurso do Saúde Nota 10 foi concluído no Celso de Barros Perche (Caju) e até o final deste ano será desenvolvido também na escola municipal Helena Borsetti, no distrito de São Lourenço do Turvo, e na APAE.
Serviço: A exposição de Desenhos Concurso Saúde Nota 10 está instalada no Espaço Cultural do Restaurante Day By Day, localizado na rua João Pessoa, 1051, Centro, com visitação aberta das 9 às 19 horas.
Postado por adriana em 09/out/2015 - Sem Comentários
Alimentar um animal com apenas uma “curtida”. Com este simples gesto, a campanha “1 Curtir = 1 Kg de Ração”, lançada no domingo, dia 4, permitirá que os usuários do Facebook ajudem abrigos e entidades responsáveis por prestar assistência a animais em situação de abandono e risco mesmo. A iniciativa é do Instituto Equipav em comemoração ao Dia Mundial do Animal e conta com o apoio da Águas de Matão.
Até o próximo dia 16 de outubro, todas as novas “curtidas” registradas na fanpage do IE (www.facebook.com/institutoequipav) serão convertidas na doação de um quilo de ração. O instituto já iniciou a triagem para selecionar as entidades e os abrigos que serão contemplados através da ação.
Em Matão, o gestor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, convida os internautas matonenses a aderirem à campanha para ajudar a ONG Amigos da Mulekada (Associação de Bem Estar Animal São Francisco de Assis), entidade que trabalha em prol da causa animal na cidade. “No final da campanha, todas as arrecadações serão contabilizadas e divididas entre os municípios onde a Aegea, que é a nossa holding, atua. Por isso, quanto mais curtidas o matonense conseguir maior será o número de cães e gatos beneficiados”, reitera.
Para que a campanha possa alcançar um maior volume de doações, é recomendado que o público que já acompanha a página oficial do IE compartilhe os posts da campanha “1 Curtir = 1 Kg de Ração” e convide amigos, colegas de trabalho e familiares a participarem deste movimento pela proteção e pelo bem-estar animal.
“Sabemos que muitas entidades precisam de ajuda para realizar o trabalho diário junto aos animais resgatados. Com certeza, nosso apoio através das ‘curtidas’ dos internautas será de grande valia”, destaca a gestora de Investimentos Sociais do IE, Patricia Menezes. Além de realizar as doações, o IE também divulgará diariamente informações importantes ligadas ao bem-estar dos animais, como incentivos à adoção, à posse responsável e ao apadrinhamento de cães e gatos, ao voluntariado em abrigos, oferecimento de lar temporário e combate aos maus-tratos.
Esta é a terceira edição da campanha. Em 2013, ano de criação do IE, foi realizada a campanha “1 Curtir = 1 Árvore”, que culminou no plantio de 2.505 mudas na cidade de Campo Grande (MS). Em 2014, foi a vez da campanha “1 Curtir = 1 Livro”. Com a participação voluntária dos internautas, foram doadas 659 publicações infantis. As minibibliotecas foram encaminhadas para 13 entidades nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. “A cada ano, adotamos uma ação, sempre de acordo com nossa identidade de preservação do meio ambiente e promoção da cultura e da educação”, encerra Patricia.
O Instituto Equipav_ Equipav em projetos e ações socioambientais realizados em diversas cidades brasileiras. A instituição não tem fins lucrativos e, atualmente, realiza e apoia dezenas de ações nas áreas social, ambiental, educacional e cultural nas comunidades abrangidas pelas empresas da companhia. Em pouco mais de dois anos, já são R$ 2.278.000 em investimentos.
Postado por adriana em 02/out/2015 - Sem Comentários
A partir de uma solicitação do prefeito Chico Dumont, a direção da concessionária Águas de Matão implantou a Tarifa Social para atender clientes que comprovadamente não têm condições financeiras para custear mensalmente sua conta de água. Nos primeiros seis meses de vigência, a Tarifa Social, que prevê desconto de até 50% na conta de água, já beneficiou 561 pessoas.
Todo cliente que esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica pode pleitear o benefício. Entre os critérios para inclusão estão consumo médio de até 15 metros cúbicos de água e renda familiar de até um salário mínimo, mas todos os pedidos são avaliados individualmente, a partir de uma visita social à residência do solicitante, e depois passam por deliberação final de uma comissão formada por representantes da Águas de Matão e da Secretaria Municipal de Assistência e Bem Estar Social.
“Conforme pedido do prefeito Chico Dumont, o principal objetivo da concessionária, ao implantar esse programa, foi chegar até as pessoas que atravessam uma fase financeira difícil e realmente precisam do benefício. E, nesse sentido, o programa têm apresentado resultados extremamente positivos”, avalia o gestor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, que coordena o programa.
Para solicitar o benefício, o cliente deve comparecer à Loja de Atendimento, localizada na rua Rui Barbosa, 720, Centro, portando documentos pessoais, conta recente de água e energia elétrica, carteira profissional dos moradores do imóvel maiores de 18 anos e, caso estejam empregados, cópia do holerite.
Após o pedido, o cliente receberá em sua casa representante da concessionária para uma entrevista socioeconômica. Os clientes que atendem aos critérios passam a ter o benefício já na primeira conta de água emitida após a visita, já os que tiveram pedido negado são informados por meio de correspondência. Desde o início do programa, em fevereiro, mais de 70% dos pedidos feitos à concessionária foram deferidos.