Postado por adriana em 29/jul/2016 - Sem Comentários
A Águas de Matão realiza na próxima semana, entre os dias 1º e 5 de agosto, a sua 1º Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT). Com o objetivo de alertar os colaboradores sobre a importância da prevenção, o evento, que tem como tema “Nossa segurança não pode entrar pelo cano”, vai abordar diversos aspectos ligados a acidentes e doenças ocupacionais.
As palestras serão realizadas no anfiteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro Portal Terra da Saudade, a partir das 8 horas. O encontro será aberto com a presença de membros da diretoria da concessionária e integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), responsável pela organização do evento. A SIPAT é um evento voltado exclusivamente aos colaboradores diretos e indiretos da concessionária.
As palestras serão iniciadas pelo policial militar Ricardo Marques Dias, que vai abordar a prevenção ao uso de drogas. Ao longo da semana os colaboradores da Águas de Matão vão adquirir mais conhecimento sobre comportamento seguro, integração e segurança, cuidados preventivos diante de animais peçonhentos, e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
“Foram mais de 30 dias de preparativos para que o encontro possa não só transmitir novos conhecimentos, como também funcione como um espaço acolhedor para aqueles colaboradores que eventualmente tenham dúvidas ou novas informações a acrescentar aos nossos debates”, afirma o técnico Pedro Paulo de Oliveira, presidente da CIPA da Águas de Matão.
Postado por adriana em 15/jul/2016 - Sem Comentários
Mais segurança operacional_ Os trabalhos não param. Mais de 1,3 mil metros de tubos já foram assentados entre a avenida Francisco Mastropietro e rua José Cerqueira, região onde está sendo construída a adutora que vai interligar os reservatórios São Judas e Jardim Brasil. A adutora envolverá os bairros São José, Parque Aliança, Jardim Itália e Brasil, beneficiando diretamente cerca de 8 mil pessoas. A interligação evita que o abastecimento de água fique comprometido em casos de queima de bombas ou falta de energia elétrica.
Postado por adriana em 11/jul/2016 - Sem Comentários
A Águas de Matão assumiu os serviços de saneamento básico da cidade com um índice de perdas próximo a 50%. Ao longo dos dois últimos anos, o percentual vem registrando significativas quedas e atualmente atinge uma média mensal de 38%, configurando-se como uma importante conquista para a qualidade e eficiência na gestão do sistema de abastecimento da cidade.
O coordenador de Engenharia e Operações, Stênio Cangussú, e o gerente Comercial Marcos de Araújo explicam que essa significativa redução é resultado de uma série de medidas adotadas pela concessionária desde que iniciou suas atividades na cidade, em fevereiro de 2014.
Entre essas medidas estão a substituição de hidrômetros, reparos e substituição de redes e ramais antigos de ligação de água, fiscalização, geofonamento e setorização. O geofonamento é uma atividade realizada com equipamentos específicos pela concessionária para detectar vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água. Já a setorização é a delimitação exata das regiões desse fornecimento através de intervenções na rede.
Esse procedimento permite maior controle do volume de água produzido e disponibilizado por região. “Dessa forma podemos comparar o volume disponibilizado por setor de fornecimento, com o volume micro medido e, assim, identificar as regiões mais críticas para colocar em prática um plano específico de redução”, explica Cangussú.
Outra importante contribuição para a diminuição dos percentuais é a atuação da equipe de redução de perdas comerciais. Desde que foi criada, entre outubro e novembro de 2014, a equipe encontrou e normalizou mais de 700 ligações irregulares na cidade. A ligação irregular de água compromete o abastecimento de toda a cidade e, segundo dados do setor, é responsável por cerca de 20% das perdas no Brasil.
“Compartilhamos esse resultado com nossas equipes, que estão alinhadas e comprometidas com o serviço de qualidade. Sem dúvida, essa é uma grande conquista não só para a nossa concessionária, mas também para a cidade de Matão, pois a redução das perdas significa menos volume de água a ser produzido e equalização da pressão nos bairros. Significa, sobretudo, que estamos deixando de perder parte da água que produzimos e, portanto, atingindo a eficiência que buscamos”, conclui Cangussú.