Postado por adriana.quiteria em 31/maio/2017 - Sem Comentários
A Águas de Matão informa que sua equipe técnica trabalha neste momento para solucionar um problema na tubulação do Reservatório Cardim que causou desabastecimento de água em algumas ruas na região do Jardim do Bosque, Vila Cardim e Bairro Alto. A previsão inicial é que os serviços sejam concluídos e o abastecimento normalizado até as 12 horas.
Postado por adriana.quiteria em 30/maio/2017 - Sem Comentários
A equipe técnica da Águas de Matão trabalha nesta tarde de terça-feira, dia 30, na execução de melhorias na rede distribuição de água do Jardim Santa Rosa. A previsão inicial é que os serviços sejam concluídos até as 18 horas, período em que o abastecimento de água pode ficar comprometido no Santa Rosa, Vila Pereira, Maria Cândida e Residencial João Vital. A concessionária está à disposição para mais informações pela Central de Atendimento ao Cliente 0800 721 6464 (para ligações de telefone fixo), 3383-1982 (para ligações de celular e de outros municípios) e 99778-9825 (whatsapp).
Postado por adriana.quiteria em 26/maio/2017 - Sem Comentários
Após a formação de professores, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio, esta semana será a vez dos alunos conhecerem o programa Círculos de Leitura e iniciar a formação para tornarem-se multiplicadores em suas escolas. A formação ocorrerá no anfiteatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do Portal Terra da Saudade.
Inicialmente, duas escolas da Secretaria Municipal de Educação receberão o piloto do programa: as EMEF’s Benta Maria Ragassi Scuti (CAIC), na Vila Cardim, e Celso de Barros Perches (Caju), no bairro São Judas. A ideia é que, a partir dessas duas escolas, o programa possa ser posteriormente levado para todas as escolas de Ensino Fundamental II de Matão.
Participarão da formação 16 alunos da escola Celso de Barros Perches (Caju) e 18 alunos da EMEF’s Benta Maria Ragassi Scuti. O objetivo é que através do Programa Círculos de Leitura os jovens desenvolvam o hábito da leitura, tendo acesso ao conhecimento por meio da discussão e reflexão em grupo de obras literárias que ressaltam valores de autoestima, solidariedade, trabalho em grupo, responsabilidade e resiliência, entre outros.
Através dos encontros semanais de leitura e discussão, as competências socioemocionais também são estimuladas, bem como o protagonismo juvenil, uma vez que são os próprios alunos, formados como multiplicadores, que conduzem os grupos de leitura e discussão na escola.
Após a formação de três dias, os alunos já iniciarão em suas escolas, com o apoio dos professores parceiros, a condução dos grupos. Ao longo do desenvolvimento do programa, as escolas serão regularmente visitadas por especialistas do Instituto Braudel, que farão o acompanhamento da implementação e evolução do programa.
A implementação dos Círculos de Leitura em escolas de Matão e a edição do livro “Círculos de Leitura: A Arte do Encontro – 17 anos” serão realizados através de incentivo da Lei Rouanet, com apoio da Águas de Matão, Instituto Equipav e AEGEA, em uma parceria com a Secretaria de Educação de Matão e o Instituto Fernand Braudel.
Postado por adriana.quiteria em 23/maio/2017 - Sem Comentários
A Águas de Matão informa que, em virtude de uma queda de energia elétrica no reservatório, o abastecimento de água no Jardim Brasil pode ficar comprometido ao longo da noite desta terça-feira, dia 23. A previsão é de que a situação esteja normalizada até as 23 horas. A concessionária reitera que está à disposição de seus clientes por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464 (para ligações de telefone fixo), (016) 3383-1982 (para ligações de celular e de outros municípios) e 99778-9825 (whatsapp).
Postado por adriana.quiteria em 23/maio/2017 - Sem Comentários
A equipe técnica da Águas de Matão trabalha neste momento para conter um vazamento na rua Cipriano Ferreira, o que pode provocar irregularidade no abastecimento de água dos bairros Boa Vista e Parque Industrial Toriba. A previsão é que a situação esteja normalizada até as 19h30 desta terça-feira, dia 23. A concessionária reitera que está à disposição de seus clientes por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464 (para ligações de telefone fixo), (016) 3383-1982 (para ligações de celular e de outros municípios) e 99778-9825 (whatsapp).
Postado por adriana.quiteria em 22/maio/2017 - Sem Comentários
Muita emoção marcou o lançamento do Programa Círculos de Leitura, esta semana, no anfiteatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do Portal Terra da Saudade. Representantes dos Institutos Fernand Braudel e Equipav, da Águas de Matão e do município destacaram a importância da leitura para o desenvolvimento integral dos jovens, formação do pensamento crítico e construção de uma sociedade onde haja mais igualdade e fraternidade.
Maria Aparecida Lamas, coordenadora pedagógica do Programa Círculos de Leitura, abriu o encontro explicando os objetivos do projeto e as fases de seu desenvolvimento. Ela reiterou que o programa essencialmente busca, além do gosto pela leitura, trabalhar o desenvolvimento no jovem de competências socioemocionais, tais como a resiliência, a empatia e a responsabilidade pelo outro. “Trabalhamos com a formação de cidadãos de bem e hoje nossa sociedade, mais do que nunca, precisa muito disso”, declarou.
O Programa Círculos de Leitura é desenvolvido pelo Instituto Fernand Braudel e a implantação em Matão conta com o apoio da concessionária Águas de Matão, empresa do grupo Aegea, e do Instituto Equipav. Duas escolas do Ensino Fundamental II e duas do Ensino Médio vão participar do programa.
Também presente ao lançamento, Catalina Pagés, supervisora geral dos Círculos de Leitura, relatou os ideais que a levaram a desenvolver há 17 anos a metodologia do programa e falou sobre a importância de incluir as questões emocionais como fator essencial para o desenvolvimento integral dos jovens. “Utilizamos arte, literatura e toda forma de expressão artística que possa tocar direto o coração dos nossos jovens. O mais importante é aprender com alegria e estar juntos de outra forma”.
O coordenador de Projetos Socioambientais do Instituto Equipav, Adriano Yamamoto, lembrou a importância da literatura em sua formação e considerou a Educação como o principal caminho para o país sair da situação onde se encontra atualmente. Da mesma forma, a secretária Municipal de Educação, Debora Milani, contou que desenvolveu o gosto pela leitura atrás dos livros que ganhava da avó, catadora de recicláveis na época, e que essa sensibilidade da avó transformou a sua formação.
“Esse projeto vai fazer toda a diferença para nossos jovens. Queremos que Matão fique conhecida como a cidade onde os alunos são protagonistas de sua própria história e os professores são respeitados e trabalham com alegria”, afirmou.
O diretor executivo da Águas de Matão, Marcos de Araújo, comemorou a escolha de Matão como a primeira cidade do Interior paulista a receber o programa e destacou a responsabilidade social da concessionária. “A busca de parcerias como essa, que nos garante o desenvolvimento de um projeto tão importante, é uma das formas que a empresa tem de contribuir com o desenvolvimento do município”, concluiu. Logo após a abertura, professores e diretores se reuniram em roda, com a equipe do Instituto Braudel, para iniciar a formação.
Postado por adriana.quiteria em 19/maio/2017 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão informa a ocorrência, nesta tarde de sexta-feira, dia 19, de uma queda na energia elétrica dos reservatórios Esperança, Vila Cardim e Guarani, o que compromete o abastecimento de água nos bairros Cardim, Bosque, São Judas, Parque Novo Mundo e algumas ruas do Jardim Popular. O abastecimento também pode ficar comprometido nos bairros Bom Jesus, Esperança, Cidade Jardim, Laranjeiras, Santa Rosa, Bairro Alto, Primavera, Alvorada e Vivelândia. A previsão é de que a situação esteja normalizada até as 20 horas. A concessionária está à que está à disposição de seus clientes por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464 (para ligações de telefone fixo); (016) 3383 1982 (para ligações de celular e outros municípios) e pelo whatsapp 99778 9825.
Postado por adriana.quiteria em 16/maio/2017 - Sem Comentários
As escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Matão passarão a contar com mais uma importante iniciativa de apoio para a formação integral de crianças e jovens – o Programa Círculos de Leitura. Desenvolvido pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, com o apoio da Águas de Matão, empresa do grupo Aegea e Instituto Equipav, o programa será lançado na próxima segunda-feira, dia 15, no anfiteatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do Portal Terra da Saudade.
Inicialmente, duas escolas da Secretaria Municipal de Educação receberão o piloto do programa: as EMEF’s Benta Maria Ragassi Scuti, na Vila Cardim, e Celso de Barros Perches (Caju), no bairro São Judas. A ideia é que, a partir dessas duas escolas, o programa possa ser posteriormente levado para todas as escolas de Ensino Fundamental II de Matão.
Desenvolvido desde o ano 2000, a metodologia dos “Círculos de Leitura” contribui para despertar em crianças e jovens o gosto pela leitura, facilitando o acesso ao conhecimento por meio da discussão e reflexão em grupo de obras literárias que ressaltam valores e modelos de conduta ética, estimulando uma visão solidária, responsável e transformadora. Ao mesmo tempo em que apresenta um repertório literário universal, utilizando a literatura como um elemento promotor de mobilidade social.
Estruturado para desenvolver as competências socioemocionais de crianças e jovens, o Programa se apoia no protagonismo juvenil, uma vez que são os próprios alunos, formados como multiplicadores, que conduzem os grupos de leitura e discussão na escola. “A capacidade de leitura e reflexão constitui-se uma habilidade essencial ao exercício da cidadania. Por outro lado, avaliações nacionais e internacionais demonstram a grande dificuldade que as escolas enfrentam atualmente para formar leitores competentes, aptos a compreender, contextualizar e correlacionar ideias”, declara Norman Gall, diretor do Instituto Fernand Braudel.
Fases de implantação _ A primeira fase no processo de implantação do Programa Círculos de Leitura ocorrerá a partir da próxima semana. Nos dias 15, 16 e 17 de maio, das 8:30 às 16:30 horas, o auditório do CEU sediará a 1ª Formação de Professores dos Círculos de Leitura de Matão.
Durante os três dias, professores e diretores das duas escolas e representantes da Secretaria de Educação receberão formação sobre a metodologia do Programa e participarão de vivências, lendo e debatendo sobre as obras literárias que serão trabalhadas com os alunos. O objetivo é preparar os professores para que sejam os parceiros nas escolas, estimulando e apoiando a ação dos jovens multiplicadores que conduzirão os grupos.
A implementação do Programa Círculos de Leitura em Matão é parte das ações de comemoração dos 17 anos de existência dos Círculos de Leitura, que está presente além de São Paulo, nos Estados da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará. Essa história será contada no livro “Círculos de Leitura: A Arte do Encontro – 17 anos”.
A realização deste projeto em escolas de Matão e a edição do livro serão realizados através de incentivo da Lei Rouanet, com apoio da empresa Águas de Matão e Instituto Equipav, em uma parceria com a Secretaria de Educação de Matão e o Instituto Fernand Braudel.