Postado por debora.ferneda em 23/mar/2018 - Sem Comentários
O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, é uma data referência para a reflexão sobre o elemento mais importante para a vida no planeta terra: a água. Para debater o assunto, a Águas de Matão realizou, durante todo o mês, uma série de atividades de educação ambiental: exibição da série “As aventuras da Marigota” e realização do programa “Saúde Nota 10”. As atividades movimentaram estudantes de diversas idades, escolas e parceiros da concessionária.
A série “As aventura da Marigota”, desenvolvido pela produtora Nimboo’s, foi viabilizada pelo Instituto Equipav, que atualmente foi incorporado pelo Instituo Aegea, e conta com 12 episódios nos quais a Marigota, a personagem principal, se depara com problemas que ocorrem com a água e sempre pensa em uma solução. A ação tem a finalidade de proporcionar, além de lazer, desenvolvimento social, cultural e senso crítico, a importância da preservação do meio ambiente através das dicas passadas pela Marigota.
Ao proporcionar as sessões de cinema, a Águas e Matão estreita relacionamento com a comunidade, leva diversão, conhecimento e mostra a importância da preservação dos recursos hídricos e do uso correto da rede coletora de esgoto.
Com sessões nos períodos da manhã e tarde, a ação beneficiou mais de 700 crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil Profª Iris Bocchi Marchesan (Bairro São José), Catarina Toledo Gerdes (Bairro Vila Pereira), Afonso Lemos (Bairro Bom Jesus) e Maria Amélia Ortiz Gandini (Bairro Jd. Alvorada).
Saúde Nota 10
Outra atividade que a Águas de Matão levou até os estudantes em comemoração ao Dia Mundial da Água foi “Saúde Nota 10”. O programa tem como objetivo despertar a consciência de estudantes sobre a importância da utilização de água e esgoto tratados, tanto para a saúde e bem-estar das pessoas, quanto para a preservação do ambiente. Eles aprendem, entre outras importantes lições, qual é o papel de cada um na conservação dos recursos hídricos.
A atividade foi realizada na Escola Municipal Adelino Bordignon, no bairro Nova Matão. No dia 8 de março, 120 alunos assistiram à palestra e, nas semanas seguintes, desenvolveram as redações sobre os assuntos trabalhados. A culminância da ação foi no dia 22 de março, com solenidade de encerramento.
Postado por debora.ferneda em 22/mar/2018 - Sem Comentários
No mês de março, o mundo todo volta sua atenção para a importância da preservação dos nossos rios. Pra nós, esse é o trabalho de todos os dias do ano, assim como garantir a qualidade e a regularidade da água que chega até sua casa. Tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental. É assim que tratamos a água que você recebe.
Postado por debora.ferneda em 22/mar/2018 - Sem Comentários
Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Águas de Matão, juntamente com as secretarias de Educação Meio Ambiente e de Saneamento e Recursos Hídricos e o IFSP – Instituto Federal São Paulo, campus Matão, a empresa promoveu um encontro com estudantes do ensino técnico. Aproximadamente 150 pessoas participaram da palestra proferida pelo secretário de Meio Ambiente, Marcos Nascimento, realizada no IFSP, e que teve como tema: “Estamos ficando sem água no planeta terra”.
Além de estudantes e professores do IFSP, também esteve presente a secretária de Educação do município, Debora Raquel da Costa Milani, que revelou que o tema água é trabalhado o ano todo nas salas de aula do município, de forma interdisciplinar e que, ainda este ano, passará a ter maior foco, com uma diretriz específica para a educação ambiental.
Vitor Hugo Ferreira, aluno do 2º ano do curso de Açúcar e Álcool, participou da palestra e, ao final, questionou de quem é a responsabilidade pelos investimentos que poderiam universalizar os serviços de água e esgoto no Brasil. O palestrante explicou que a responsabilidade recai sobre os governos federal, estadual e municipal que, de acordo com as suas políticas públicas e capacidade de investimento, podem conduzir o processo sozinhos ou concederem a empresas privadas, nos modos de privatização, concessão ou parceria público privada (PPP).
Um dos dados apresentados que despertou a atenção do público foi o índice de atendimento do município em relação às demais cidades do Brasil. Enquanto Matão universalizou a infraestrutura de saneamento, dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 45% possuem abastecimento satisfatório, e 48,6 têm acesso à coleta de esgoto, ou seja, mais de cem milhões de brasileiros ainda convivem com esgoto sem ser coletado e tratado. “Precisamos mais de políticas públicas de saneamento. Como estudante e cidadão, gosto de discutir o tema e de ser um multiplicador do consumo consciente”, completa Vitor Ferreira.
Postado por debora.ferneda em 21/mar/2018 - Sem Comentários
A água distribuída pela concessionária Águas de Matão tem a sua qualidade atestada pelas inúmeras análises realizadas em todas as fases do processo de tratamento e de distribuição. Os resultados dos exames são enviados mensalmente para a Vigilância Sanitária do município, disponibilizados na conta de água e, neste mês março, os principais parâmetros analisados também são informados à população no Relatório Anual da Qualidade.
O documento, que está sendo distribuído pelos leituristas e também pode ser encontrado no site da concessionária e solicitado na loja de atendimento, além de atender a uma exigência do Decreto Federal 5.440, de 04/05/2005, à Lei Federal 8.078/90 e à Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, demonstra o compromisso da empresa com a transparência nos serviços prestados. O empresário Sérgio A. Perches, proprietário do Hotel Caiçara, localizado no centro de Matão, fez questão de receber pessoalmente o relatório das mãos da colaboradora da concessionária.
O sistema de abastecimento de água de Matão é constituído por unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. Para abastecer a cidade, a Águas de Matão trabalha com a captação subterrânea de água, proveniente do Aquífero Guarani.
Antes de chegar à casa dos usuários, a água passa por um processo de tratamento que inclui etapas como cloração e adição de flúor. Depois de tratada, a água potável segue, via tubulação, para os reservatórios, que têm como principal função operar como reguladores da distribuição de água.
Para se certificar da qualidade, a Águas de Matão analisa a água em todos os reservatórios da cidade, no final da rede das residências, no bairro rural de Silvânia, no distrito de São Lourenço do Turvo e nos PCQs (Ponto de Controle de Qualidade), instalados nos bairros Nova Matão, Jardim Paraíso, Distrito Industrial, Portal Terra da Saudade, Jardim Brasil, Bairro Alto, Centro e São Judas, Monte Carlo, Nova Cidade, Imperador, BNH, Bom Jesus, São Lourenço do Turvo, Bom Jesus, Cardim e Vila Pereira.
“Em todos os nossos processos, seguimos as determinações da Portaria do Ministério da Saúde e as análises atestam a potabilidade da água. Mas, se em alguma situação específica o usuário tiver dúvida, é só entrar em contato conosco para que possamos ir até o local, coletar a água e submeter à análise”, esclarece Marcos Vinícius Antunes, coordenador da Águas de Matão.
Postado por debora.ferneda em 18/mar/2018 - Sem Comentários
A Águas de Matão informa que, após realizar todos os testes necessários, sua equipe técnica constatou, na manhã deste domingo, 18/03, a necessidade de trocar a bomba do poço situado no Centro de Reservação Cardim. A troca será iniciada hoje às 14 horas, com previsão de término às 20 horas de segunda-feira, dia 19/03.
Nesse período, pode ocorrer desabastecimento pontual de água ou baixa pressão na região dos bairros Vila Cardim, Jardim do Bosque e Jardim Ballista.
A concessionária lamenta eventuais transtornos, conta com a compreensão de seus usuários e reitera que está à disposição pela Central 0800 721 6464 (para ligações de telefone fixo), (16) 3383-1982 (para ligações de celular e de outros municípios) e 99778-9825 (whatsapp).
Postado por debora.ferneda em 13/mar/2018 - Sem Comentários
A Águas de Matão executa neste momento uma manutenção emergencial no sistema de reservação Imperador. Devido a esta intervenção, pode ocorrer o desabastecimento pontual ou baixa pressão nos bairros Azulville e Imperador, com reestabelecimento previsto para às 14h.
A concessionária ressalta que está se empenhando ao máximo para normalizar a situação e realizar o serviço no menor prazo possível. A concessionária lamenta os eventuais transtornos e reitera que está à disposição por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464 (para ligações de telefone fixo), (16) 3383-1982 (para ligações de telefone celular) e (16) 99778-9825 (Whats App).
Postado por debora.ferneda em 10/mar/2018 - Sem Comentários
Em continuidade ao plano de modernização e melhorias do sistema de abastecimento do município, a Águas de Matão executa amanhã (domingo, 11), uma intervenção na rede de distribuição que atende a área central, no período das 8h às 18h. Devido a esta operação, pode ocorrer o desabastecimento pontual ou baixa pressão na região do Centro, no trecho que margeia a Av. São Lourenço e Vila Mariane.
Viabilizada pela equipe técnica da Águas de Matão em parceria com a prefeitura, a obra consiste em melhorias da rede de distribuição e na galeria de água pluvial.
A concessionária lamenta os eventuais transtornos e reitera que está à disposição por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464 (para ligações de telefone fixo), (16) 3383-1982 (para ligações de telefone celular) e (16) 99778-9825 (Whats App).
Postado por debora.ferneda em 08/mar/2018 - Sem Comentários
O Dia da Mulher foi especial para as colaboradoras da Águas de Matão. Antes de iniciar o expediente, todas as mulheres da empresa participaram de uma oficina de turbantes, ministrada por Pepy Typer, coordenadora do Centro de Artes e Esporte Unificado da Prefeitura de Matão. Entre faixas coloridas, coques e muita conversa, as funcionárias tiveram contato com a cultura afro-brasileira e descobriram que, mais do que um bonito visual, o turbante é uma indumentária que sobrevive como símbolo da cultura, religião e da resistência dos negros no Brasil.
O RH da empresa todos os anos presta homenagem às mulheres nesta data, mas este ano, integrado ao Programa de Diversidade e Igualdade Racial da Aegea – Respeito dá o tom, se destacou por trabalhar a temática das diferenças culturais, resgatando história e despertando o debate e a reflexão sobre a apropriação cultural.
De uma forma descontraída e bem-humorada, mulheres de cabelos curtos, longos, loiros, pretos, lisos e crespos vivenciaram momentos de aprendizado e descobriram que o poder das “mulheres que levantam outras mulheres” não está expresso no tom de pele, mas no respeito que cada um tem pelo outro ser humano, independente de gênero, raça e cor.
Postado por debora.ferneda em 08/mar/2018 - Sem Comentários
A Águas de Matão executa neste momento uma manutenção emergencial no sistema de abastecimento da área central do município. Devido a esta intervenção, pode ocorrer o desabastecimento pontual ou baixa pressão na região do Centro, no trecho que margeia a Av. São Lourenço e Vila Mariane. A obra consiste em um reparo da rede de distribuição de DN 160, com conclusão prevista para às 15h, desta quinta-feira, 08.
A concessionária ressalta que está se empenhando ao máximo para normalizar a situação e realizar o serviço no menor prazo possível. A concessionária lamenta os eventuais transtornos e reitera que está à disposição por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464 (para ligações de telefone fixo), (16) 3383-1982 (para ligações de telefone celular) e (16) 99778-9825 (Whats App).