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A equipe de Fiscalização da Águas de Matão localizou 752 fraudes desde novembro do ano passado, quando a concessionária iniciou o trabalho de vistoria no parque de hidrômetros da cidade.  Conhecida popularmente como gato, a fraude configura crime, segundo o Código Penal Brasileiro, e suas sanções, que incluem multa e medidas administrativas, estão previstas no Regulamento dos Serviços de Água de Esgoto do município de Matão.

 

Antes de iniciar a fiscalização, a concessionária realizou em 2014 uma intensa campanha de mídia, veiculada em emissoras de rádio, jornais, sites e outdoors, com o objetivo de conscientizar a população sobre os prejuízos causados por fraudes. Durante o mês de outubro daquele ano, os clientes que procuraram a concessionária para autodenúncia ficaram isentos de multa e outras medidas administrativas.

 

Em novembro, quando a equipe de fiscalização começou a vistoriar os hidrômetros, pouco mais de 60 fraudes foram detectadas. O número saltou para 200 em dezembro e vem se mantendo acima de 100 casos por mês em 2015.  A partir de um processo administrativo, a fraude é passível de multa superior a R$ 800 mais cobrança retroativa das contas de água referentes ao período em que o hidrômetro esteve adulterado.

 

A ligação irregular de água compromete o abastecimento de água de toda a cidade. Dados do setor de saneamento básico apontam que o índice de perdas de água no Brasil é de 40% e metade deste percentual seria provocado por fraudes nas ligações.  “Nossa equipe de fiscalização tem atuado intensamente para evitar que as fraudes futuramente comprometam o abastecimento de água na cidade”, afirma o gerente comercial da Águas de Matão, Marcos de Araújo.

 

 

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