Notícias
A Águas de Matão participou nesta quarta-feira, dia 21, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus local do Instituto Federal São Paulo. O gerente comercial Marcos Araújo abordou, em sua palestra aos alunos, números do saneamento básico no Brasil e a tecnologia que passou a ser utilizada na cidade após o início dos trabalhos da concessionária.
O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado no mês de outubro, com a colaboração de várias entidades do país a fim de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população.
“Sabemos da importância da água para a nossa vida, mas nem todo mundo tem conhecimento de todo o processo necessário para que essa água chegue até a nossa casa. O trabalho desenvolvido em Matão pela concessionária é muito interessante, por isso optamos por convidar os representantes da concessionária para a palestra”, contou o engenheiro químico e professor, Fernando Cesar Gazola, membro da Comissão Organizadora.
Entre as informações que levou para os alunos o gerente da Águas de Matão revelou que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a banheiro, ou seja, 15% de toda a população mundial. O Brasil é um dos países com índice mais alto de pessoas sem acesso a banheiro. São mais de 7 milhões de brasileiros.
Em relação à tecnologia utilizada em Matão, Araújo falou sobre leitura e impressão instantânea das contas de água; monitoramento online dos leituristas e o analisador WaterMind, aparelho que audita permanentemente os hidrômetros, entre outros diferenciais. Ele também mostrou aos alunos, em tempo real, o trabalho realizado no CCO (Centro de Controle de Operações) da concessionária.
Antes, o gestor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, apresentou alguns dados sobre a Aegea, holding da concessionária Águas de Matão. Atualmente o grupo está presente em 41 municípios, distribuídos em oito Estados brasileiros, com 3,3 milhões de pessoas atendidas.