Notícias
A Águas de Matão conclui, nos próximos dias, o projeto de reativação do Poço Guarani, que vai assegurar mais segurança operacional no abastecimento dos bairros Alto e Vila Guarani. Neste sábado (31), a operação avança para uma importante etapa de seu processo de implantação, chegando à fase dos testes de vazão.
Conduzido pelas áreas de Engenharia e Operações da concessionária, o teste de vazão é um procedimento realizado para identificar as características do poço e reconhecer os parâmetros hidrodinâmicos do aquífero, e, desta forma, mensurar a capacidade de extração de água que o sistema suporta.
Para a execução da atividade, uma bomba ficará em operação pelo período de quatro horas initerruptamente, a partir do meio-dia deste sábado (31), para avaliar se há alguma variação do nível do líquido armazenado.
Além disso, a água utilizada no processo será reaproveitada para a execução de limpeza dos resíduos da obra que possam estar neste sistema. Após esse processo, todo esse líquido será descartado diretamente na via (Av. Antonio da Sila Coelho). Por se tratar de uma água bruta, sem qualquer tipo de tratamento, é inadequada para o consumo humano.
Segundo o coordenador de Engenharia e Operações, Rodrigo Queiroz, a execução destes procedimentos é necessária para assegurar a alta performance da unidade operacional. “Nosso principal objetivo é implementar um sistema que opere com eficiência máxima, para acompanhar a demanda e o crescimento vegetativo da região, sem comprometer a eficiência e capacidade de atendimento a longo prazo. Por isso, essa etapa dos testes é primordial para identificar eventuais falhas, possíveis avarias e, termos condições de adaptar o processo em tempo hábil”, explica o coordenador.