Notícias
Equipes da Águas de Matão farão a limpeza preventiva das redes de esgoto da área central de Matão na segunda-feira (13) e na terça-feira (14). Os trabalhos serão realizados no início da madrugada para não afetar a mobilidade urbana. A ação ocorre frequentemente para manter as redes desobstruídas e, assim, evitar ocorrências desagradáveis, como entupimentos. A limpeza da rede é feita por meio de caminhão hidrojato.
“Esse equipamento é utilizado para limpeza porque consegue, devido à alta pressão de água, desentupir e remover detritos da tubulação de esgoto”, explica o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, Robson Moreira.
Mesmo com limpezas frequentes, Robson lembra que entupimentos podem ser evitados com ações bastante simples. “É importante que a rede coletora seja utilizada apenas para esgoto. Qualquer material sólido que seja descartado em vasos sanitários pode obstruir a rede. O mesmo acontece com o descarta de óleo de cozinha usado. Ainda tem quem descarte esse óleo, ou gorduras em geral, na pia da cozinha, o que também é bastante prejudicial para a tubulação”, afirma.
REDE PLUVIAL X REDE DE ESGOTO
Você sabe por que existe um aumento nas ocorrências de entupimento no período de chuvas? “É bem simples de entender. A tubulação de esgoto não é dimensionada para água de chuva. Acontece que, em muitos imóveis, a rede pluvial está conectada à rede de esgoto. E a rede de esgoto não suporta essa sobrecarga. A rede pluvial precisa estar conectada ao sistema pluvial, ou seja, ela deve escoar nas guias e ir para as bocas de lobo, não na rede de esgoto”, explica Robson.