Notícias
Ação da Águas de Matão ocorreu durante o Mutirão de Lixo Eletrônico, Óleo de Cozinha e Material Reciclado
O 1º Comunidade em Ação, realizado pela Águas de Matão durante o Mutirão de Lixo Eletrônico, Óleo de Cozinha e Material Reciclado, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no último sábado (01/07), contou com a participação da comunidade matonense. O ponto alto do Comunidade em Ação, que ocorreu no Parque Ecológico, foi a Oficina de Sabão Ecológico promovida pela concessionária dentro do Programa De Olho no Óleo.
Oficina de Sabão Ecológico
Durante todo o período, das 09h às 15h, também houve atendimento da área comercial da Águas de Matão por equipe especializada. “A ideia dessas iniciativas é facilitar a vida de nossos clientes, tirando dúvidas e prestando todo o atendimento necessário”, afirmou a gerente comercial da concessionária, Aline Marchezan Rampelotto.
Atendimento ao cliente feito pela área comercial da concessionária
Os colaboradores da Águas de Matão, Luciano de Paiva Pereira e Junior Miquelino, fizeram uma palestra sobre as consequências do descarte incorreto de óleo de cozinha usado na rede coletora de esgoto. “Ações como essa são muito importantes porque é preciso conscientizar as pessoas que o óleo de cozinha usado, e gorduras em geral, quando descartado na rede coletora de esgoto, geralmente nas pias da cozinha, vão impregnando nas paredes da tubulação e formando crostas que, com o tempo, vão grudando em outros materiais e obstruem a rede”, explicou Junior.
Além desse fator, um litro de óleo descartado na natureza contamina 20 mil litros de água, conforme estudo do Trata Brasil. Vale lembrar ainda que os entupimentos na rede também interferem no dia a dia do cidadão.
Palestra sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado
DE OLHO NO ÓLEO
Para conscientizar a população sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado, a Águas de Matão desenvolve o programa De Olho no Óleo, realizado pela área de Responsabilidade Social. Para facilitar a o descarte desse óleo, a concessionária, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, colocou vários coletores de óleo de cozinha usado em diversos pontos da cidade.
“O encontro foi um passo importante para ampliação do diálogo com os moradores de Matão, especialmente porque pudemos mostrar um pouco do nosso Programa De Olho no Óleo. Essa proximidade e compartilhamento de conhecimento entre concessionária e comunidade é o nosso principal objetivo”, disse a coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Águas de Matão, Andréia Ferreira. “Para um primeiro encontro, o saldo foi bastante positivo. Agora vamos estender a ação para bairros de Matão”, concluiu a coordenadora.