Notícias
Para manter o abastecimento, Águas de Matão intensifica medidas de contingência com instalação de nova bomba para reforço na captação do aquífero Guarani
O cenário climático, marcado por chuvas abaixo da média e fortes ondas de calor em Matão e cidades da região, coloca a população diante de um desafio: economizar água. Responsável pelo abastecimento do município, a concessionária Águas de Matão amplia esforços para realizar a captação de água bruta e manter o tratamento e distribuição para mais de 80 mil moradores.
“A Águas de Matão está tomando medidas possíveis para minimizar os impactos à população. Iniciamos, nesta semana, a instalação de uma nova bomba para atingir níveis mais profundos do aquífero Guarani, fonte de captação de água bruta, que sofre graves impactos diante da falta de chuva recorrente, pois o processo natural de recuperação é mais lento em comparação a mananciais superficiais”, explica Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Águas de Matão.
A concessionária ressalta que o sistema de bombeamento está em plena capacidade, com poços de contingência ativados para reforçar a captação. Além disso, os reservatórios estão operando com o máximo de sua capacidade, viabilizando o estoque de água para suprir as necessidades básicas. Tudo é monitorado em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI), permitindo rápida resposta a qualquer variação no consumo ou nos níveis dos reservatórios. Também o contingente de caminhões-pipa foi ampliado para atender serviços essenciais em áreas mais críticas.
Os longos períodos de seca e as altas temperaturas atípicas para o inverno, na região de Matão, refletem um cenário climático preocupante, principalmente pelo aumento significativo do consumo de água. Consequentemente, isso exige uma melhor gestão hídrica e conscientização, por parte da população, para evitar desperdícios da água tratada.
“Contamos com o apoio de todos para atravessarmos esse momento de forma equilibrada, e reforçamos nosso compromisso em continuar investindo nos serviços de saneamento da cidade. Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que o abastecimento seja mantido, com responsabilidade e transparência”, destaca a representante da concessionária.
Mudanças climáticas e ações futuras
As mudanças climáticas, causadas tanto por processos naturais quanto pela ação humana, são um desafio global. Em Matão, a concessionária já estuda medidas de médio e longo prazo para aumentar a resiliência do sistema de abastecimento frente a esses novos cenários climáticos. A ampliação da infraestrutura está no planejamento da empresa para assegurar um fornecimento de água mais robusto no futuro, sem perder de vista a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos.
Consumo consciente é a chave
● Ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça, mantenha a torneira fechada.
● Priorize banhos rápidos e desligue o chuveiro ao se ensaboar e usar shampoo e condicionador.
● Utilize a máquina de lavar roupas e a lava-louças apenas quando estiverem cheias.
● Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para limpar áreas externas.
● Evite regar as plantas nos horários de maior calor.
● Use a vassoura, e não a mangueira, para limpar quintais e calçadas.
● Instale torneiras economizadoras, como as de fechamento automático.
QUEM SOMOS
Águas de Matão
A Águas de Matão é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. A empresa iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento e melhorar a qualidade da água que chega à casa do matonense.
Saiba mais em www.aguasdematao.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 505 cidades, de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br