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Há 17 anos, desde que foi criada a Lei Maria da Penha, a campanha Agosto Lilás é desenvolvida no sentido de conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher. E na Águas de Matão não é diferente. Nesse mês, a área de Recursos Humanos da concessionária aborda esse importante tema com seus colaboradores. A Lei Maria da Penha foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de colocar um ponto final na violência contra a mulher.
“É importante que trabalhemos esse tema com toda a sociedade e a Águas de Matão tem o cuidado de tratar do assunto de forma clara para que nossos colaboradores sejam replicadores da importância do respeito à mulher em qualquer ambiente”, afirma Sofia Chingui Caxias, da área de Recursos Humanos da concessionária.
A Águas de Matão conta, em seu quadro, com muitas mulheres, entre elas, sete que atuam na linha de frente do atendimento ao cliente, que passam por várias adversidades no dia a dia. “Realizamos treinamento de capacitação com nossas colaboradoras para melhor atender nossos clientes, com empatia, cordialidade, humanização e, também, para que tenham resiliência e controle emocional nas situações de pressão que enfrentamos diariamente”, afirma a supervisora comercial, Fernanda Paulino Cordeiro.
A leiturista Danatchelli Gabriela de Souza Lopes, que realiza seu trabalho em campo, passa por maus bocados por conta de ser mulher. “Quando o cliente é grosseiro, tentamos pedir calma para que não haja nenhum problema. Mas os casos de assédio são piores, fazemos de conta que não ouvimos ou não entendemos, e levamos ao nosso supervisor. E isso acontece só conosco, que somos mulheres. Às vezes dá uma revolta”, diz Danatchelli.
O supervisor citado por Danatchelli é Daniel Morito. “Realmente é muito triste o que as mulheres ainda vivem no mundo. É inconcebível que, em 2023, a mulher ainda sofra discriminação, assédio ou qualquer tipo de importunação apenas por ser mulher. Aqui na Águas de Matão nosso trabalho é sempre no sentido de que as nossas colaboradoras sejam respeitadas sempre”, conclui Daniel.
E por que a cor lilás? Porque lilás representa purificação mental e física; a tonalidade simboliza respeito, dignidade, sinceridade e espiritualidade.
180 NA FATURA
Desde abril, a concessionária disponibiliza, nas faturas de água e esgoto, a mensagem ‘Central de Atendimento à Mulher (ligue 180)’. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações e sugestões sobre o funcionamento dos serviços públicos de atendimento. “Aceitamos a sugestão do vereador Davison Sensei (que solicitou à Águas de Matão a inserção do 180 na fatura) porque entendemos que esse é um tema muito relevante na sociedade contemporânea. Levarmos essa mensagem nas faturas também é um ato de cidadania”, afirma a gerente comercial da Águas de Matão, Aline Marquezan Rampelotto.