Notícias
Vazamentos dentro de casa podem alterar, e muito, a conta de água. No sentido de alertar a população, a concessionária Águas de Matão alerta para que o usuário esteja sempre atento. Se a fatura de água e esgoto veio muito alterada, pode haver vazamento dentro da residência – e eles causam grandes transtornos. Uma torneira gotejando, por exemplo, perde em média 40 litros por dia. Em um mês são, ao menos, 1.200 litros ou 1,2 metro cúbico de água perdidos.
De acordo com o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, Robson Moreira, uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada e um cano com vazamento de 2 milímetros deixa escorrer 96 mil litros de água em um mês.
Muita gente não sabe, mas boa parte dos vazamentos domésticos são imperceptíveis, difíceis de encontrar. A água dos vazamentos não identificados normalmente percorre paredes, estragando pinturas, causando mofo e gerando uma umidade que pode comprometer até as estruturas do imóvel. Em alguns casos, é possível que até lajes e telhados cheguem a ceder. “Então, os riscos são realmente enormes”, alerta Robson.
Vazamentos em apartamentos podem ser ainda piores, pois muitos condomínios não possuem hidrômetros individuais. “Vale lembrar que os andares mais baixos são mais suscetíveis a vazamentos, pois a pressão da água que vem dos apartamentos acima chega sempre com mais força, facilitando que ela escape e cause infiltrações”, explica Robson.
Inicialmente, é possível fazer alguns testes rápidos que podem ajudar na identificação de vazamentos na sua casa, a exemplos de manchas na parede e sinais de umidade no piso. Mas é importante destacar a importância de acionar um especialista para identificar o local exato do problema e, assim, evitar que as paredes sejam quebradas sem necessidade.