Notícias
Nesta quarta-feira (7), a concessionária Águas de Matão concluiu um importante projeto de implantação de um novo sistema de contingenciamento que vai conferir o incremento de mais de 100 metros cúbicos por hora para o abastecimento dos bairros Paraíso e Nova Cidade.
A partir desta quinta-feira (08), o projeto entra na etapa de acabamento, em que será realizada a pavimentação asfáltica do trecho que recebeu a intervenção. Para a execução do procedimento, será necessária a interdição total da rua Tito Burini, 100 – Jardim Paraíso II (em frente ao Centro de Reservação que leva o mesmo nome do bairro).
Segundo o coordenador de Engenharia e Operações, Rodrigo Queiroz, a obra representa uma importante melhoria ao abastecimento dessa região.
“A garantia da regularidade na distribuição de água é a nossa prioridade, por isso, nosso papel é assegurar que toda e qualquer anormalidade detectada, possa ser solucionada sem impactar a rotina da população. Essa implantação que estamos realizando vai possibilitar que a equipe consiga atuar mediante as condições adversas, sem comprometer diretamente a distribuição. Além disso, vai garantir o acompanhamento da demanda de consumo desta região a longo prazo”, explica Queiroz.
SOBRE O PROJETO
A obra, iniciada na segunda quinzena de março, contempla a implantação de 1.020 metros de rede, com diâmetro nominal de 100 milímetros e profundidade média de 1 (um) metro. Na prática, essa ampliação vai funcionar com uma espécie de reforço ao sistema de contingenciamento já existente no Centro de Reservação Paraíso.
As vantagens operacionais desse investimento estão diretamente atreladas à garantia do abastecimento de forma regular, mesmo em casos de manutenções e/ou intervenções no reservatório. Além disso, o projeto prevê a utilização da própria bomba do poço para o sistema de contingência, sem a necessidade de implantação de Booster – equipamento moto bomba responsável pelo bombeamento nos outros sistemas de contingência -, com menos equipamentos no sistema, menor o risco de avarias ou interrupções para execução de procedimentos.