Notícias
A Águas de Matão está entre as concessionárias selecionadas para a fase final do Prêmio Sustentabilidade 2017. Realizado pelo Sindcon (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), com apoio da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), o Prêmio tem como objetivo reconhecer os melhores projetos e iniciativas promovidas pelas concessionárias privadas de saneamento que buscam promover práticas de sustentabilidade.
A concessionária de Matão concorre na categoria Gestão com o projeto “OS Eletrônica – integração de equipes e agilidade nos procedimentos”. Nessa categoria, concorrem iniciativas que agregam valor aos processos e atividades que impactam o desempenho da empresa. O Prêmio Sustentabilidade inclui ainda as categorias Institucional, que considera iniciativas que contribuem positivamente para a imagem da empresa, e Técnica, que envolve projetos voltados diretamente para o negócio principal da companhia. Os vencedores de cada categoria serão divulgados no dia 10 agosto e concorrem a prêmios de até R$ 15 mil.
Ao inscrever o projeto “OS Eletrônica – integração de equipes e agilidade nos procedimentos”, a concessionária considerou a série de benefícios que a implantação da nova plataforma, no final do ano de 2015, propiciou à empresa e ao cliente. Em pouco mais de um ano, a unidade integrou equipes, melhorou a logística, reduziu riscos de atraso na execução de serviços e as despesas com materiais e combustíveis diminuíram 9% e 12%, respectivamente.
A implantação da nova plataforma gerou uma série de mudanças também na gestão da programação de serviços. A primeira e uma das mais significativas delas foi a criação de um Centro de Serviços a partir da junção das solicitações das áreas Comercial e Operacional, o que garantiu maior controle sobre a execução dos serviços e capacidade de deslocar equipes em casos emergenciais.
A OS Eletrônica também reduziu o uso de papel e aumentou a transparência em relação aos serviços prestados, o que beneficia diretamente a relação com cliente. Todas as etapas da execução são fotografadas e o trajeto das equipes fica imediatamente disponível para consulta.
“Mudou tudo e mudou para melhor. Melhoramos a logística, reduzimos despesas, realinhamos colaboradores. Sentimos, ao final de um ano, que os treinamentos e a utilização de equipamentos com tecnologia aumentou muito a autoestima da equipe e isso impactou positivamente o resultado final. É uma experiência de sucesso que merece ser compartilhada. Para a Aegea SP, e sobretudo para a equipe de Matão, é uma grande satisfação participar desta edição do Prêmio Sustentabilidade com esse projeto. Estamos todos na torcida”, avalia o diretor executivo da Águas de Matão, Marcos de Araújo.