Notícias
A iniciativa visa reduzir os índices de perdas físicas no sistema de abastecimento de água
A Águas de Matão está iniciando mais uma etapa de geofonamento no município, o trabalho consiste em uma minuciosa atividade de campo para identificar vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água. A iniciativa, que vem sendo executada desde o início da concessão, tem como objetivo reduzir os índices de perdas físicas da concessionária e melhorar, ainda mais, o sistema de abastecimento do município.
Nesta etapa de trabalho, a concessionária aterá uma equipe exclusiva para o geofonamento, que vai englobar toda a malha urbana do município, mapeando, aproximadamente 390 quilômetros.
O geofonamento é uma técnica que consiste na utilização de um equipamento chamado Geofone, semelhante ao estetoscópio utilizado por médicos. O aparelho capta os ruídos emitidos em locais da tubulação subterrânea onde há vazamento.
Por ser uma ferramenta com grande sensibilidade ao som, para efetividade do procedimento é necessário o mínimo de interferência externa, por isso, é comum executar esse tipo de mapeamento em horários alternados, inclusive noturnos, quando a incidência de som e o consumo de água são menores.
“Garantir a redução das perdas físicas é uma das principais metas da concessionária, por isso, temos intensificado ações em pesquisas e implantação de técnicas que podem potencializar a eficiência do sistema de abastecimento. O conjunto de ações realizadas até o momento já garantiram a diminuição dos índices de perda de 46% para 35%, nosso compromisso é melhorar ainda mais essa marca”, afirma Marcos Vinícius Antunes, coordenador de engenharia e operações da Águas de Matão.