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A chegada do período de chuvas intensas, o descarte irregular de lixo e o acúmulo de resíduos domésticos nas redes coletoras de esgoto são fatores que podem ocasionar extravasamentos e obstruções, com maior incidência entre os meses de outubro e março.
Os serviços de manutenção e limpeza da rede coletora de esgoto e dos poços de visitas, fazem parte da rotina diária das equipes da Águas de Matão, e como medida preventiva a concessionária intensificou, desde outubro, as ações em vários pontos da cidade. Durante a execução, são encontrados papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, preservativos, sacos plásticos, resíduos de cozinha, como restos de comida, óleo e gordura, além de materiais sólidos que antes de chegarem ao gradeamento das Estações de Tratamento de Esgoto – ETE’s , podem causar obstruções nas tubulações e, consequentemente, extravasamentos em vias públicas ou até mesmo dentro dos imóveis.
As ações preventivas da concessionária acontecem com a utilização do caminhão hidrojato, que envolve os serviços de sucção de gorduras e detritos acumulados nos poços de visita e nas redes coletoras de esgoto dos bairros Centro, Nova Matão, Jardim Cambuí, Jardim Paraíso, Parque do Imperador e Laranjeiras, locais com maior incidência de extravasamentos de esgoto e ligações irregulares da rede de esgoto com a rede pluvial, de acordo com um mapeamento realizado pela equipe técnica da empresa.
Com o aumento do volume nas tubulações, por conta da água pluvial com a rede coletora de esgoto, as ações de limpeza são fundamentais para garantir o escoamento e a fluidez, mas é importante que a população se conscientize e evite o descarte irregular de lixo na tubulação. “Estamos executando essas ações com o intuito de evitar obstruções, extravasamento em vias, calçadas e possíveis casos de retorno interno nas residências, mas a mudança de comportamento das pessoas ajuda a manter o bom funcionamento da rede coletora de esgoto, outra forma preventiva é verificar se as instalações internas do imóvel estão corretas e se há válvula de retenção”, informa Rodrigo de Queiroz, coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão.
Instalada na caixa de inspeção, a válvula de retenção de esgoto é um dispositivo simples e eficaz que atua no bloqueio de possíveis retornos de esgoto para dentro do imóvel. Queiroz explica que a concessionária oferece instruções para os moradores que desejem se informar e realizar as adequações em suas casas. “Através dos nossos canais de atendimento o morador pode solicitar uma visita técnica para entender mais sobre as suas instalações e o funcionamento das redes”, conclui.
Confira os canais de atendimento disponíveis: Telefones: 0800 721 6464 (Telefones fixo) 24 horas /sete dias por semana.
(16) 3383-1982 (Celular e demais localidades) – 24 horas /sete dias por semana.
Whatsapp: (16) 9 9778-9825 – Segunda a sábado, das 8 às 18 horas.
Aplicativo: Águas APP.
Site: www.aguasdematao.com.br.