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A Águas de Matão vai intensificar a fiscalização contra fraudes nas ligações de água. A meta é vistoriar o hidrômetro de todas as residências da cidade e a expectativa inicial é concluir este trabalho em até nove meses.  A multa para o cliente flagrado varia de R$ 600 a R$ 2 mil, mais a cobrança retroativa do período em que o hidrômetro esteve adulterado.

 

Durante as vistorias, que começaram esta semana, os hidrômetros serão lacrados como medida preventiva a eventuais alterações no equipamento. O objetivo da concessionária é reduzir o alto índice de perdas de água em Matão, sobretudo neste momento em que o Estado de São Paulo enfrenta uma das piores secas de sua história.  A estimativa é que atualmente 40% de toda a água produzida na cidade se perde, sendo metade desse índice provocado pelas ligações irregulares.

 

“O Estado vive um momento crítico no abastecimento de água e toda ação preventiva é muito bem-vinda. Quem frauda hidrômetro de fato não está preocupado em utilizar a água de forma consciente porque não paga pelo seu consumo real.  Então, precisamos agir a fim de prevenir problemas ainda maiores no futuro”, explica Marcos de Araújo, gerente da Águas de Matão.

 

Durante o mês de outubro a concessionária concedeu, por meio de uma intensa campanha de mídia, prazo para autodenuncia no caso das fraudes, isentando o cliente de multa e outras medidas administrativas necessárias para regularizar a ligação. Com o fim do prazo, que expirou no último dia 31, a Águas de Matão passou a trabalhar na intensificação das medidas, que inclui ampliação do quadro de funcionários e novos treinamentos para a equipe de fiscalização.

 

Popularmente conhecida como gato, a fraude na ligação de água configura crime, segundo o Código Penal Brasileiro, e suas sanções, que incluem multa e medidas administrativas, estão previstas no Regulamento dos Serviços de Água de Esgoto do município de Matão.

 

 

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