Notícias
Em continuidade ao plano de modernização e melhorias do sistema de saneamento, a concessionária Águas de Matão realizou recentemente um importante investimento que vai beneficiar diretamente o sistema de eficiência energética de duas unidades operacionais e, com isso, conferir mais qualidade e segurança ao abastecimento das regiões Benassi e São Lourenço do Turvo.
Entre as melhorias implementadas está a instalação de inversores de frequência, dispositivos eletrônicos que possibilitam o controle mais avançado do sistema. Na prática, o equipamento permite a modulação da frequência ou velocidade para operar no nível ideal e adequar o uso de acordo com a demanda ou o cenário apresentado. Já no processo anterior, a tecnologia não permitia fazer essa regulagem, acarretando em um consumo alto dos recursos.
O procedimento também confere maior proteção à rede elétrica das unidades em casos de quedas de tensão e sobrecargas, por exemplo.
Além dos benefícios operacionais, os investimentos têm como principal finalidade garantir que o sistema consiga manter a mesma eficiência de operação, especialmente no período da estiagem.
Segundo o coordenador de Engenharia e Operações, Rodrigo Queiroz, as modernizações e os investimentos em melhorias são contínuos e estão em execução desde o início da concessão.
“O plano de modernização e melhorias do sistema tem sido implementado pela Águas de Matão, há mais de sete anos, para que o sistema esteja apto a atender a demanda de crescimento do município a curto, médio e longo prazos. Nosso objeto é o de certificar que a operação esteja sempre em condições adequadas de funcionamento, mesmo em situações adversas como a estiagem para que, desta forma, não hajam impactos à prestação de serviços”, explica Queiroz.