Notícias
Na próxima segunda-feira (20), às 14h, a área de Responsabilidade Social da Águas de Matão promove, em São Lourenço do Turvo, uma oficina de forno solar aos moradores do distrito. “A intenção é que os moradores conheçam uma opção sustentável e de baixo custo para preparar alimentos”, afirma a analista de Responsabilidade Social, Cynthia da Rocha. A oficina acontece na Rua Primo Zanazi, em frente a praça, na cobertura da barraca de festa, em São Lourenço do Turvo.
A oficina de forno solar, que foi desenvolvido em parceria com a USP Recicla, tem como alvo as comunidades de baixa renda para tornar o fogão sustentável uma alternativa para famílias que ainda utilizam lenha ou carvão para cozinhar. “O uso do forno solar gera economia de energia, colabora com a reciclagem de materiais e diminui a dependência de gás”, diz Cynthia.
Dependente exclusivamente da luz solar, o forno atinge uma temperatura de até 121ºC em dias ensolarados e consegue cozinhar todos os tipos de alimentos, como arroz, feijão, verduras, carnes, ovos, entre outros. Para isso, converte a radiação solar em energia térmica e a concentra no interior do forno.
Para facilitar o cozimento dos alimentos, é recomendado utilizar panelas rasas e escuras, porque absorvem mais calor e agilizam o processo, contudo não existe tempo máximo para o preparo, já que a comida não gruda no fundo da panela e não fica seca. “Convidamos a população do Turvo para aprender essa forma sustentável e econômica de cozinhar”, finaliza Cynthia.
USP RECICLA
O USP Recicla é um programa permanente para assuntos relativos à Educação Ambiental e Gestão Compartilhada de Resíduos da USP (Universidade de São Paulo). A missão do programa é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através de ações voltadas à minimização de resíduos, à conservação do meio ambiente, à melhoria da qualidade de vida e à formação de recursos humanos comprometidos com essa missão.