Notícias
Com o objetivo de localizar eventuais vazamentos na rede de distribuição de água, a concessionária Águas de Matão está executando desde a semana passada uma série de ações com o geofone. Semelhante a um estetoscópio, o equipamento funciona como um detector de vazamentos não visíveis e, consequentemente, é um importante aliado para a redução de perdas físicas.
As primeiras regiões a receberem o geofone em Matão, nesta segunda fase, são a Vila Pereira e a área central da cidade. A primeira vez que a concessionária realizou um trabalho dessa natureza em Matão foi no primeiro semestre de 2014 e envolveu todas as regiões. Na época, o índice de perdas na rede física era superior a 50%. Atualmente, considerando todas as ações operacionais executadas desde então, esse percentual está em torno de aproximadamente 40%.
“Iniciamos o geofonamento pelo Centro e pela Vila Pereira porque tratam-se de duas regiões da cidade onde a pressão da água é alta, ou seja, locais mais propícios a apresentarem vazamentos não visíveis. Nossa meta, com esse trabalho, é localizar esses vazamentos de forma a contribuir para redução do índice de perdas na distribuição”, explica o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, Stênio Cangussú.
Ele esclarece ainda que em algumas áreas o geofonamento está sendo realizado durante o dia e à noite em regiões mais movimentadas, como o Centro, por exemplo. “O equipamento é muito sensível ao som, então para que o trabalho seja produtivo é necessário o mínimo de interferência externa”, reforça o coordenador. Ele finaliza lembrando que a equipe responsável pela execução do geofonamento está identificada com uniforme e veículo da empresa.