Notícias
O equipamento de Geofonamento é um grande aliado da concessionária Águas de Matão na identificação de perdas de água no sistema de abastecimento da cidade. As tecnologias de pesquisa acústica de vazamentos de água vêm sendo utilizadas pela Águas de Matão o início da concessão, acompanhando a evolução dos equipamentos. Uma das principais características desse método é a identificação de vazamentos não visíveis, ou seja, que não afloram na superfície do solo. De acordo com o coordenador de Engenharia e Serviços da Águas de Matão, Robson Moreira, esses vazamentos são identificados pelo som que o vazamento emite e são captados por diferentes equipamentos utilizados pela Concessionária, permitindo localizar, com grande precisão, o ponto para manutenção das redes e ramais.
“Com essa tecnologia, é possível localizar vazamentos no sistema de distribuição que, por estarem por baixo do solo, são de difícil detecção. Desta forma, conseguimos reduzir as perdas e economizar recursos hídricos vitais à vida”, diz Robson.
O trabalho de identificação de perdas com métodos acústicos de pesquisa é realizado, preferencialmente, no período noturno, uma vez que o equipamento amplifica ruídos no subsolo. “Durante a noite, é bem menor a incidência de sons, como de veículos circulando nas ruas e outros normais de uma cidade, que interferem na captação de ruídos no subsolo”, explica o coordenador.
USO DO GEOFONAMENTO
Para encontrar esses vazamentos, os técnicos que operam os equipamentos utilizam um fone de ouvido de alta sensibilidade que auxilia a identificar o ruído característico que a água emite ao vazar por orifícios na tubulação. “Após uma varredura na área onde há suspeita de vazamento, o sensor do aparelho identifica o ruído emitido pelo vazamento de água em contato com o solo ou pavimento, mostrando o ponto exato do vazamento”, afirma Robson.