Notícias
A tecnologia de Geofonamento está sendo aplicada pela equipe técnica da Águas de Matão, com o propósito de identificar e minimizar perdas de água no sistema de abastecimento da cidade. O equipamento auxilia na identificação de vazamentos não visíveis, ou seja, que não afloram na superfície do solo e são identificados por ruídos através de um sensor que fica apoiado no chão e, com o amplificador em mãos, transforma-se em intensidade.
Este procedimento traz tecnologia de ponta para identificação de perdas de água como aponta Jacy Prado, presidente da Águas de Matão: “Em períodos de estiagem cada gota é de suma importância para a população e as buscas por perdas de água, representam respeito ao meio ambiente e à qualidade do serviço”, afirmou.
Como o equipamento amplifica ruídos no subsolo, o trabalho geralmente é realizado no período noturno, assim a incidência de sons como de veículos que circulam pelas ruas, não interferem na captação de ruídos no subsolo.
Os técnicos que operam os equipamentos utilizam um fone de ouvido de alta sensibilidade que os auxilia a identificar o ruído característico que a água emite ao vazar por orifícios na tubulação. “O geofonamento é uma ação importante que está sendo realizada nesse momento em Matão, e vai além de uma simples identificação de vazamento, já que a ação contribui também na eficácia do reparo, pois a intervenção na pavimentação ocorre o mais próximo do vazamento, diminuindo transtornos à população”, explica Prado.
Como o equipamento amplifica ruídos no subsolo, o trabalho geralmente é realizado no período noturno, com isso, a incidência de sons como de veículos que circulam pelas ruas, não interferem na captação de ruídos no subsolo.