Notícias
Cerca de vinte alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo visitaram as instalações da sede administrativa da Águas de Matão durante a manhã desta terça-feira, dia 31. Durante a visita, eles puderam conhecer o funcionamento do CCO (Centro de Controle de Operações) da concessionária e esclarecer dúvidas sobre o tratamento da água em Matão.
A visita faz parte do calendário das atividades do Saúde Nota 10, programa de educação ambiental a concessionária, e integra a série de ações desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura ao longo do mês de março em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Assim que chegaram à sede da concessionária, os alunos participaram de um bate papo com o gerente de Operações Stênio Cangussu que explicou, entre outras informações, como a tecnologia trazida pela concessionária para Matão permite o acompanhamento em tempo de real das unidades que compõem o sistema de abastecimento da cidade. “Eu não imaginava que era assim, tem muito mais tecnologia envolvida no processo do que eu pensava”, afirmou o estudante Marcos Felipe de Souza, de 15 anos, ao sair do CCO.
Os alunos também acompanharam atentamente as informações dadas pelo gestor do Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, sobre a qualidade da água em Matão. Ele explicou as etapas do tratamento, a função dos PCQs (Pontos de Controle de Qualidade), que medem a qualidade da água nos dois extremos da rede de abastecimento, e o processo de carbonatação.
Para Michela Alves, professora de Biologia da turma, a visita foi muito produtiva à medida que contou com vários esclarecimentos sobre as características da água e, principalmente, porque gerou conhecimento a respeito de toda a tecnologia envolvido no processo de abastecimento da cidade.