Notícias
A Águas de Matão inicia na próxima semana um minucioso trabalho de campo para identificar vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água da cidade. Denominado de Geofonamento, o serviço é o primeiro passo para reduzir as perdas de água em Matão, hoje estimada em 49%, e aumentar significativamente a eficiência do sistema de abastecimento do município.
O trabalho é feito por técnicos com um equipamento chamado de geofone, semelhante ao estetoscópio usado pelos médicos, que capta os ruídos emitidos em locais onde há vazamento. O geofonamento é realizado sempre à noite, quando a cidade está em silêncio e o consumo de água é consideravelmente menor. O equipamento é muito sensível ao som, por isso para que o trabalho seja produtivo é necessário o mínimo de interferência externa.
A Águas de Matão enfatiza que todos os funcionários que compõem a equipe responsável pela execução do geofonamento trabalham uniformizados. “Então, o morador que eventualmente vir três ou quatro homens à noite na rua, olhando o asfalto, não precisa se preocupar, apenas verifique se eles estão com uniforme da Águas de Matão”, esclarece o diretor executivo Josélio Raymundo.
Reduzir os índices de perda é uma das principais metas da empresa em Matão, assim como eliminar gradativamente a incidência de falta d´água e melhorar a qualidade do produto distribuído na cidade. Ao longo dos próximos 30 anos, período de vigência da concessão com o município, a empresa investirá R$ 75 milhões – R$ 15,5 milhões nos primeiros cinco anos – para modernizar e garantir eficiência ao sistema de água e esgoto de Matão.