Notícias
Equipes da concessionária Águas de Matão realizaram, entre o início da noite de ontem e a madrugada desta quinta (27), a manutenção programada de um catalisador físico da Unidade Jardim Brasil.
O serviço executado no equipamento vai garantir a integridade estrutural da tubulação e assegurar o fluxo contínuo de água tratada a uma população de, aproximadamente, 10 mil habitantes daquela região.
O aparelho que passou por manutenção periódica é um catalisador físico. “Esse equipamento mantém a tubulação limpa e livre de acúmulo de incrustações de sais minerais que estão presentes na água, prevenindo assim entupimentos e corrosões”, explica Robson Moreira, coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão.
O catalisador em questão possui uma tecnologia que promove a inversão da polaridade dos sais minerais que são carreados pela água. Evitando, desta forma, acúmulo nas paredes internas dos encanamentos.
Na prática, o bom funcionamento do catalisador traz uma série de benefícios na gestão da rede de distribuição de água, observa Moreira. “Como o aparelho prolonga a vida útil das tubulações, automaticamente isso evita casos de rompimentos/vazamentos de rede, gerando menos intervenções necessárias e maior disponibilidade hídrica com regularidade”, avalia o coordenador.
Logo após a finalização da manutenção preventiva, o abastecimento de água na região dos bairros Jardim Brasil, Alto dos Pinheiros, Jardim Itália, Jardim São José, Park Aliança, Vila Jandira e Residencial Trolli já foi normalizado.