Notícias
Captação subterrânea feita exclusivamente no Aquífero Guarani exige gestão eficiente e conscientização da população para garantir segurança hídrica
Mesmo com estiagem e altas temperaturas, Matão mantém o abastecimento de água estável – motivo para comemorar no Dia Mundial da Água. A operação do sistema, sob a gestão da Águas de Matão, conta com o emprego de tecnologia e alternativas eficientes que fazem com que o cenário desafiador seja vencido, mesmo porque, a captação de água é 100% subterrânea, com lenta recuperação do Aquífero Guarani.
“A cidade é abastecida exclusivamente por 26 poços profundos conectados ao Aquífero Guarani, a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo. Embora esse modelo proporcione água de excelente qualidade, ele também traz desafios. A recarga do aquífero é lenta, especialmente em anos de estiagem severa, o que exige uma operação estratégica e o uso eficiente de todos os recursos”, afirma Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Águas de Matão.
A profundidade dos poços de captação do Guarani varia de acordo com a situação do aquífero em relação à superfície do solo, podendo variar de 50 metros, em regiões mais úmidas, até 1.000 metros, nas áreas mais áridas. Na cidade de Matão, a profundidade do aquífero tem variações entre 280 e 500 metros, em situações normais.
Eficiência operacional e investimentos constantes
Nos últimos meses, a concessionária implantou um conjunto de medidas técnicas e operacionais que elevaram a eficiência do sistema, como a substituição e adequação de bombas para captação em níveis mais profundos, com maior eficiência energética. Além disso, ativou poços de contingência como reforço à operação regular e manteve a operação de reservatórios interligados, com capacidade máxima.
O sistema de abastecimento é monitorado pela Águas de Matão em tempo real por meio do seu Centro Integrado de Operações que acompanha o consumo da população e o desempenho dos poços. Quando necessário, é possível redirecionar a distribuição de água de forma inteligente, entre poços e reservatórios interligados.
Enquanto cidades vizinhas enfrentaram desabastecimento em 2024, Matão se destacou pela continuidade no fornecimento, inclusive em momentos de pico de consumo, preservando também atividades econômicas essenciais como a produção de suco de laranja, vital para a economia local.
Integrante do grupo Aegea, a Águas de Matão também investe continuamente em infraestrutura, campanhas de conscientização e projetos de sustentabilidade, ampliando a segurança hídrica da cidade em meio às mudanças climáticas.
QUEM SOMOS
Águas de Matão
A Águas de Matão, empresa da Aegea Saneamento, iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento e melhorar a qualidade da água que chega à casa do matonense.
Saiba mais em www.aguasdematao.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 33 milhões de pessoas atendidas em mais de 700 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br