Esgotamento Sanitário
Sistema de Esgotamento
O sistema de esgoto de Matão é formado por redes coletoras, interceptores, estações elevatórias, emissários de recalque e estação de tratamento. A partir de janeiro de 2015, quando a concessionária concluiu a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito de São Lourenço do Turvo, o município passou a integrar o seleto grupo de cidades brasileiras mais bem saneadas.
Em Matão, parte da gestão do sistema é compartilhada com a Companhia Matonense de Saneamento (CMS). Dessa forma, Águas de Matão é responsável pelo afastamento, coleta e manutenção da rede de esgoto da cidade e pela operação da ETE do Turvo.
A Águas de Matão segue os padrões do modelo de “separador absoluto”, sistema que trabalha para manter canais de captação diferentes para águas pluviais e esgoto residencial. O atual sistema de esgoto atende toda a área urbana com serviços de coleta. Já o tratamento de esgoto alcança a margem de 100% de toda a população de Matão com imóveis ligados à rede pública.
Além da construção da ETE São Lourenço, para aumentar a eficiência de todo o sistema, a Águas de Matão também investiu na construção de estações elevatórias, interceptores e na extensão de rede.