Notícias
Matão é uma das cidades destaques da edição de 2016 do Panorama da Participação Privada no Saneamento. Divulgada recentemente, a publicação “Cidades Saneadas, uma realidade ao alcance do Brasil” retrata o desenvolvimento que a iniciativa privada levou a diversas regiões do país.
O Panorama destaca os avanços importantes que Matão alcançou em poucos em pouco mais de dois anos de concessão pública. O ritmo acelerado com que a concessionária Águas de Matão conduziu obras importantes, como a ETE do Turvo, a implantação da Tarifa Social e de projetos socioambientais e a redução das perdas permitiram que a cidade alcançasse uma posição privilegiada no cenário brasileiro, segundo a publicação.
De acordo com os dados divulgados, o Brasil ainda possui cerca de 34 milhões de pessoas (17% da população) sem acesso à água tratada. A situação é ainda mais alarmante se considerados coleta e tratamento de esgoto. Quase metade da população não tem acesso ao serviço de coleta de esgoto e somente 40% do esgoto gerado é efetivamente tratado.
O prefeito de Matão, Chico Dumont, foi entrevistado e falou sobre a sua avaliação a respeito do trabalho da Águas de Matão nesses dois anos e meio de parceria. “Estamos muito felizes em poder contar com essa parceria. Existe uma seriedade muito grande por parte da concessionária no diálogo com o Poder Público”, declarou.
Sobre o Panorama_A publicação é uma realização da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e do Sindicon ( Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Saneamento), com apoio do Instituto Trata Brasil.
As entidades, por meio desta publicação, divulgam dados sobre a situação atual do saneamento no Brasil bem como apresentam modelos de concessão pública que tem fomentado resultados muito positivos em suas cidades. “Toda a equipe está de parabéns. Ser destaque no Panorama é um grande reconhecimento à consolidação da unidade de Matão e, sem dúvida, os avanços conquistados são resultado do trabalho de equipe”.