Notícias
A Águas de Matão iniciou na última semana o contingenciamento dos reservatórios São Judas e Vila Cardim. Essa é a quinta obra dessa natureza executada em oito meses, período de atuação da concessionária na cidade, e significa que aproximadamente metade dos reservatórios existentes no município já está interligada.
O contingenciamento do sistema – ou interligação de reservatórios – foi uma das primeiras metas estabelecidas pela concessionária para modernizar e tornar o sistema de abastecimento de Matão mais eficiente. Considerando Silvânia e o distrito de São Lourenço do Turvo, o município possui atualmente 20 reservatórios.
“Quando começamos a operar o sistema, em fevereiro deste ano, uma das principais reclamações da cidade era a constante falta de água que atingia diversos bairros. A partir dali, iniciamos nosso planejamento de obras a fim de reavaliar os prazos contratuais para anteciparmos o contingenciamento do sistema. Por isso, conseguir interligar metade dos reservatórios, a um mês ainda do encerramento do ano, sem dúvida é um marco importante para nossa concessionária”, avalia Josélio Raymundo, diretor executivo da Águas de Matão.
O contingenciamento aumenta a eficiência dos serviços prestados pela concessionária e reduz significativamente o impacto para a população de eventuais falhas em bombas ou outros equipamentos que compõem o sistema. Em casos de queima de bomba, por exemplo, a concessionária terá condições de transportar água de um reservatório para outro e será possível efetuar os procedimentos necessários para substituição do equipamento antes que a população sofra qualquer tipo de desabastecimento. “É uma grande conquista para a cidade, certamente”, conclui o diretor.
A interligação dos reservatórios São Judas e Vila Cardim está sendo realizada por meio de uma adutora de 1.150 metros e terá capacidade para transportar até 160 mil litros de água por hora, beneficiando diretamente os moradores da Vila Cardim, São Judas Tadeu, Bosque, Parque Novo Mundo, Popular, Balista, Residencial Cadiolli e Vivelândia.