Notícias
A Águas de Matão tem, como uma de suas principais metas com o município, a de contribuir ativamente com a preservação do meio ambiente para as próximas gerações. Para isso, as políticas de sustentabilidade implementadas pela empresa vão além dos procedimentos operacionais, investindo continuamente em metodologias e tecnologia que auxiliam no alcance deste objetivo. Entre as ações instituídas, destaca-se o programa de monitoramento dos rios e córregos de Matão, que está em vigência desde o início da concessão.
Por meio de operações quinzenais, a equipe técnica de Serviços percorre todos os rios, córregos e afluentes do município com o objetivo de identificar pontos de lançamentos clandestinos, supostas avarias no sistema de coleta de esgoto e, desta forma, executar os procedimentos necessários, de acordo com o diagnóstico obtido durante a vistoria.
Além disso, todos os resultados obtidos pelas operações são convertidos em relatórios, apresentados mensalmente, à Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Recursos Hídricos e Desenvolvimento, pasta que regula os serviços prestados pela concessionária.
Segundo o supervisor de Engenharia da Águas de Matão, Robson Moreira, a efetividade dos processos de monitoramento confere benefícios que transitam tanto na esfera operacional, quanto ao meio ambiente. “Ao analisarmos a eficiência do programa sob a ótica operacional, é perceptível a importância dos processos para a detecção e eliminação das anormalidades, com mais qualidade. Além disso, a frequência das vistorias permite identificar, com maior agilidade, qualquer desestabilidade no sistema. Sem esse monitoramento, essas anormalidades seriam notadas apenas em casos de extravasamento de grande monta. Com certeza, evitar esse tipo de interferências no cenário ambiental representa um benefício significativo para a concessionária e, especialmente, para a população”, conclui Robson.