Notícias
Mais de 200 alunos acompanharam a palestra da Águas de Matão sobre a importância do consumo consciente de água realizada na sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) durante a última semana. Foram dois encontros, nos períodos da manhã e da tarde, que priorizaram informações sobre atitudes simples que podem ser adotadas no dia a dia por crianças, adultos e idosos.
As palestras integraram uma série de atividades realizadas pela escola ao longo do último mês sobre a importância de se preservar a água, sobretudo após a intensa seca que atingiu o Estado de São Paulo nos últimos meses. Os alunos participaram de oficinas, assistiram vídeos, visitaram a sede da Águas de Matão e disputaram uma gincana.
De acordo com a professora Elizete Chiozzini Pecorari, a Layza, as famílias dos alunos enviaram uma conta de água e venceria a gincana aquela que conseguisse maior economia ao final de 30 dias. Duas famílias foram premiadas no encerramento das atividades, que contou com a palestra do gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, Paulo Guerreiro.
“Embora a nossa cidade não tenha enfrentado dias de racionamento de água, entendemos que a conscientização representa o melhor para todos, por isso resolvemos fazer o projeto. Contar com as palestras da Águas de Matão foi muito bacana, de grande valor, aprendemos muito e aprender é sempre muito bom. Até no dia seguinte, as crianças comentavam as dicas, algumas inclusive contaram para os pais o que era preciso fazer para economizar água”, conta Layza.
Para o gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, iniciativas como a da Apae trazem resultados muito positivos. “Promover a consciência para o uso de um bem finito é uma atitude louvável. E é justamente isso que a Apae, por meio de seus professores e coordenadores, está fazendo ao abordar o consumo consciente de água em ações que envolvem alunos e familiares”, conclui.