Notícias
Mais de 110 mil litros de água produzidos a cada sessenta minutos, essa é a estimativa do volume adicional que estará disponível para o abastecimento do bairro Bom Jesus e adjacências, após a conclusão das obras de ampliação do sistema de captação que atende essa área. Nos próximos dias, o projeto avança para uma importante etapa de seu processo de implantação, chegando à fase dos testes de vazão e instalação das bombas e equipamentos elétricos.
Conduzido pelas áreas de Engenharia e Operações da concessionária Águas de Matão, o teste de vazão é um procedimento realizado para identificar as características específicas do poço e reconhecer os parâmetros hidráulicos do aquífero no ponto de captação, e, desta forma, mensurar a real capacidade de extração de água que o sistema suporta.
Para a execução da atividade, uma bomba ficará em operação pelo período de 28 horas initerruptamente, a partir desta quinta-feira, 04/fev, para avaliar se há alguma variação do nível do líquido armazenado.
Além disso, a água utilizada no processo será reaproveitada para a execução de limpeza dos resíduos da obra que possam estar neste sistema. Após esse procedimento, todo o líquido será descartado, por se tratar de uma água bruta, sem qualquer tipo de tratamento, portanto, inadequada para o consumo humano.
Segundo o coordenador de Engenharia e Operações, Rodrigo Queiroz, a execução destes procedimentos é necessária para assegurar a alta performance da unidade operacional. “Nosso principal objetivo é implementar um sistema que opere com eficiência máxima, para acompanhar a demanda e o crescimento vegetativo da região, sem comprometer a eficiência e capacidade de atendimento a longo prazo. Por isso, essa etapa dos testes é primordial para identificar eventuais falhas, possíveis avarias e, termos condições de adaptar o processo em tempo hábil”, explica o coordenador.
Sobre o projeto
Iniciado entre os meses de setembro e outubro de 2020, o projeto visa ampliar o sistema de captação de água, para acompanhar o crescimento vegetativo dos bairros Bom Jesus, Jardim Esperança, Cidade Jardim, Laranjeiras I e II e Vale do Sol, totalizando aproximadamente mais de 14 mil habitantes.
O cronograma de obras envolve a execução dos processos em quatro etapas, com previsão de conclusão para abril de 2021. Até o momento, foram realizados os processos de perfuração e revestimento do poço. Após a finalização da terceira fase, serão realizados ainda novos testes para atestar a qualidade da operação do sistema.
Entre os benefícios atrelados com a o projeto, destacam-se a ampliação da capacidade de captação, incremento de 110m3/h de vazão de água, mais qualidade na distribuição e maior segurança operacional e eficiência energética.
Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Rodrigo Leitão, o projeto representa mais uma importante conquista para o município. “Desde o início da concessão, a empresa tem implantado metodologias e recursos tecnológicos diferenciados para assegurar que os sistemas operem com máxima eficiência a todo momento. Nosso principal objetivo é fazer com que todo o investimento realizado hoje, seja convertido em benefícios diretos para as próximas gerações”.