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A partir de uma solicitação do prefeito Chico Dumont, a direção da concessionária Águas de Matão implantou a Tarifa Social para atender clientes que comprovadamente não têm condições financeiras para custear mensalmente sua conta de água. Nos primeiros seis meses de vigência, a Tarifa Social, que prevê desconto de até 50% na conta de água, já beneficiou 561 pessoas.
Todo cliente que esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica pode pleitear o benefício. Entre os critérios para inclusão estão consumo médio de até 15 metros cúbicos de água e renda familiar de até um salário mínimo, mas todos os pedidos são avaliados individualmente, a partir de uma visita social à residência do solicitante, e depois passam por deliberação final de uma comissão formada por representantes da Águas de Matão e da Secretaria Municipal de Assistência e Bem Estar Social.
“Conforme pedido do prefeito Chico Dumont, o principal objetivo da concessionária, ao implantar esse programa, foi chegar até as pessoas que atravessam uma fase financeira difícil e realmente precisam do benefício. E, nesse sentido, o programa têm apresentado resultados extremamente positivos”, avalia o gestor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, que coordena o programa.
Para solicitar o benefício, o cliente deve comparecer à Loja de Atendimento, localizada na rua Rui Barbosa, 720, Centro, portando documentos pessoais, conta recente de água e energia elétrica, carteira profissional dos moradores do imóvel maiores de 18 anos e, caso estejam empregados, cópia do holerite.
Após o pedido, o cliente receberá em sua casa representante da concessionária para uma entrevista socioeconômica. Os clientes que atendem aos critérios passam a ter o benefício já na primeira conta de água emitida após a visita, já os que tiveram pedido negado são informados por meio de correspondência. Desde o início do programa, em fevereiro, mais de 70% dos pedidos feitos à concessionária foram deferidos.